Neste domingo (30), estreia uma nova temporada do Brasileirão de Rainbow Six Siege (BR6). Para esse ano, os fãs da modalidade receberam uma excelente notícia: o BR6 passará a ter temporadas anuais. Além disso, serão ao todo 28 semanas de disputas, que começam em setembro de 2018 e vão até julho de 2019. O calendário mais longo segue os moldes europeus.
O torneio também teve algumas alterações em seu formato. Agora, será disputado em pontos corridos com turno e returno. No total, serão 14 rodadas, com intervalos para outros campeonatos e janelas de transferências.
Os jogos acontecerão sempre aos domingos, começando amanhã (30) às 18 horas, horário de Brasília, e terão transmissão ao vivo pelo SporTV e pelos canais de R6 da Twitch e YouTube. As disputas acontecem na Live Arena, arena de esports localizada em São Paulo.
Para esta temporada, oito equipes disputarão o título. São elas: FaZe Clan, Team Liquid, Immortals, Ninjas in Pyjamas, Team One, paiN Gaming, BootKamp Gaming e ReD DevilS. Esta última que subiu da Série B e faz a sua estreia no torneio.
Bertrand Chaverot, diretor geral da Ubisoft para a América Latina, está entusiasmado com o novo BR6.
“Estamos muito ansiosos com a estreia da nova temporada do Brasileirão Rainbow Six 2019! As finais da temporada 2018 foram um grande sucesso, atraindo milhares de pessoas presencialmente à Game XP, online em nossos canais oficiais e pela televisão, com nossa parceria com a SporTV. A Ubisoft segue trabalhando em parcerias e na ampliação da sua estrutura para seguir crescendo no cenário de esports mundial.”
O novo formato
O BR6 será dividido em 2 fases. A primeira, será realizada em pontos corridos, com as oito equipes jogando entre si em turno e returno. As quatro melhores colocadas avançam para os playoffs.
Outra novidade é que agora as partidas passam a ser melhor de 2 mapas (MD2), sendo possível o empate entre duas equipes. Os empates podem acontecer de duas formas: cada equipe ganhando um mapa ou empatando os dois mapas em número de rounds.
Os pontos também sofreram alterações e agora serão distribuídos da seguinte forma:
- Vitória por 2×0 = 3 pontos
- Vitória por 1×0 = 2 pontos
- Empate por 1×1 ou 0x0 = 1 ponto
- Derrotas não somam pontos.
Assim como na última temporada, as finais do BR6 serão disputadas em formato escalada. Os playoffs irão reunir os quatro melhores classificados da fase de pontos corridos que se enfrentarão em partidas melhor de 3 mapas (MD3).
O primeiro colocado da fase de pontos já garantirá vaga direta para a Grande Final, que, por sua vez, será disputada em uma melhor de 5 mapas (MD5), em um grande evento aberto ao público em julho de 2019.
Na parte de baixo da tabela, outra mudança. O último colocado da fase de pontos será rebaixado e o campeão da Série B conquista a vaga para a Série A. O sétimo, sexto e quinto colocados do Brasileirão disputam uma escalada invertida para decidir quem vai jogar a repescagem contra o vice-líder da Série B.
Confira abaixo a agenda completa do BR6: