As finais da Rocket League Championship Series aconteceram neste último final de semana. Foi um total de 17 jogos ao longo de três dias de competição em Las Vegas.
O público pôde acompanhar grandes jogos do início ao fim e quem venceu o torneio de 500 mil dólares em premiação foram os norte-americanos da Cloud9, que bateram a Dignitas na grande decisão.
É a primeira vez desde a 1ª temporada que a América do Norte levanta o troféu mais cobiçado da categoria e o The Clutch conta tudo o que aconteceu no maior campeonato de Rocket League do mundo.
O caminho até a decisão
Pelo lado europeu, não foi tão fácil quanto pareceu para os então bicampeões mundiais, Dignitas. Apesar de terem vencido todas as partidas pela chave superior, a equipe fez séries disputadas contra Evil Geniuses e FlipSid3, vencendo por 3 a 2 e 3 a 1 respectivamente.
Na final da chave superior, enfrentou a We Dem Girlz, equipe que terminou em segundo na Europa. Em uma melhor de 7 partidas, a Dignitas conquistou a vitória sem muitos sustos e avançou para a grande final da competição.
.@Turbopolsa said no to a reverse sweep against WDG!@dignitas moves onto the Grand Finals with a clean 4-1 win over We Dem Girlz.#LANVegas
🚀https://t.co/YaSObt9CJg pic.twitter.com/0bXmOOg5Do
— Rocket League Esports (@RLEsports) November 11, 2018
Do lado da Cloud9, as coisas foram bem mais complicadas. Na estreia, os americanos acabaram sendo derrotados pela WDG em uma partida disputadíssima, com direito a prorrogação no quinto jogo por 3 a 2.
Na chave inferior, contra a NRG, a receita se repetiu e dessa vez o overtime na partida final foi vencido pela C9.
Os norte-americanos continuaram subindo a colina e conseguiram vitórias difíceis contra FlipSid3 e Chiefs, chegando à final da chave inferior em uma revanche contra os europeus da We Dem Girlz.
A Cloud9 jogou com a torcida da casa e conseguiu levar a partida por 4 a 2, assim avançando para a decisão em Las Vegas.
.@Gimmickrl and @SquishyMuffinz
just on POINT in game 1!#LANVegas🚀https://t.co/YaSObt9CJg pic.twitter.com/EFunrBxb3u
— Rocket League Esports (@RLEsports) November 11, 2018
A grande final
Como chegou até a decisão pela chave superior, a Dignitas tinha uma expressiva vantagem de ter que vencer apenas uma melhor de 7 para levantar o troféu, enquanto a Cloud9 precisaria vencer duas. As apostas estavam todas para o lado dos europeus, mas os norte-americanos foram para cima empurrados pela torcida local.
Na primeira melhor de 7, a Cloud9 em todo momento parecia um passo a frente e conseguiu abrir 3 a 0, com Gimmick sendo o grande destaque até então.
Com boa atuação de Kaydop e Turbopolsa na parte ofensiva, a Dignitas diminuiu o prejuízo, mas no quinto jogo, Torment apareceu para liquidar a série por 4 a 1, o que deu a Dignitas a primeira derrota em toda a temporada e levou a decisão para a última série do campeonato.
.@Cloud9 GETS THE BRACKET RESET!
The @dignitas streak has ended.
Ladies and Gentlemen, WE HAVE ANOTHER BEST OF 7!#LANVegas
🚀https://t.co/YaSObt9CJg pic.twitter.com/KQLRXBpNMp
— Rocket League Esports (@RLEsports) November 12, 2018
O primeiro jogo teve gol logo cedo. Com pouco mais de 30 segundos de partida, foi Gimmick quem abriu o marcador para o C9. Porém, menos de 40 segundos depois, Turbopolsa foi buscar o empate para os europeus.
A partida seguiu bem disputada, com as duas equipes criando boas oportunidades. A um minuto do fim, Gimmick abriu o espaço para Torment fazer o 2 a 1 e garantir o 1 a 0 na série para a Cloud9.
A Dignitas não iria desistir sem lutar e Turbopolsa fez dois gols antes de dois minutos passados no segundo jogo. A C9 até tentou reagir, mas os europeus conseguiram buscar o empate na série.
No terceiro jogo, Gimmick e SquishyMuffinz apareceram brilhantemente em jogadas individuais para abrir 2 a 0 pra os norte-americanos. ViolentPanda até diminuiu o prejuízo, mas em falhas da defesa adversária, a C9 fechou em 4 a 1.
No quarto jogo, a Cloud9 foi para cima e em menos de um minuto já vencia por 2 a 0. Kaydop marcou o primeiro dos europeus, mas a C9 teve um bom controle da partida e fez 3 a 1 no jogo e na série, resultando em um matchpoint para os americanos.
O quinto e último jogo teve uma chuva de gols. SquishyMuffinz abriu o placar logo cedo e 12 segundos depois, Kaydop buscou o empate para os europeus. A Dignitas criou boas chances, mas não conseguiu concluir em gol, até que SquishyMuffinz apareceu mais uma vez com jogada aérea absurda. A bola ficou na linha do gol e Torment finalizou em 2 a 1 para a C9.
A partir desse ponto, a partida virou uma loucura e com 5 gols marcados em 32 segundos, a equipe norte-americana abriu 5 a 3 no marcador e se sagrou a mais nova campeã mundial de Rocket League.
.@Cloud9 ARE YOUR SEASON 6 WORLD CHAMPIONS!@SquishyMuffinz, @Gimmickrl and @Torment TAKE IT BACK TO NORTH AMERICA!#LANVegas
🚀https://t.co/YaSObt9CJg pic.twitter.com/HqO1ZDIb3k
— Rocket League Esports (@RLEsports) November 12, 2018
Com a vitória, a Cloud9 faturou um prêmio de 200 mil dólares e o estadunidense Kyle “Torment” Storer foi eleito o MVP na competição, faturando um prêmio extra de 5 mil dólares.
Confira a distribuição da premiação para todas as equipes:
1º – Cloud9 – $200.000,00
2º – Dignitas – $120.000,00
3º – We Dem Girlz – $60.000,00
4º – Chiefs Esports Club – $30.000,00
5º-6º – Evil Geniuses e FlipSid3 Tactics – $20.000,00
7º-8º – PSG Esports e NRG Esports – $15.000,00
9º-10º – G2 Esports e Tainted Minds – $10.000,00