VALORANT: BraveAF é afastado da Fnatic após mostrar apoio à invasão russa
A Fnatic afastou na última quarta-feira (30) de seu elenco de VALORANT o jogador russo Andrey “BraveAF” Gorchakov. O atleta foi acusado de apoiar a invasão da Rússia na Ucrânia em uma conversa privada que foi divulgada nas redes sociais.
A divulgação da conversa e a acusação foram feitas pelo narrador ucraniano Aleksei “yXo” Maletskyi em sua conta no Twitter. Em suas falas, BraveAF afirmou que os países do ocidente desejam o colapso da Comunidade dos Estados Independentes (CEI, ou CIS na sigla em inglês) assim como conseguiram o colapso da União Soviética. O jogador ainda disse que a solução para o fim do conflito seria transformar Ucrânia, Belarus e Rússia em um único país.
Please @PlayVALORANT @FNATIC @cArn @ValorantEsports pic.twitter.com/Wg6iuglkvE
— yXo (@yxo7) March 30, 2022
+ CS:GO: NAVI dispensa jogadores russos das equipes de base
+ NAVI irá dispensar jogadores que moram na Rússia
Em seu Twitter, BraveAF se defendeu das acusações. Segundo o jogador, a conversa ocorreu antes do conflito escalar de magnitude e que apenas estava expressando seus “pensamentos” e “primeiras impressões” sobre o enfrentamento. Além disso, o russo afirmou que seu desejo é “que isso acabe o mais rápido possível” e que não quer “que as pessoas se machuquem ou morram”.
… thoughts and first impressions, and by that time my Knowledge were farm from I learned after, cus I wasn’t out of politics at all. You can clearly see on those pictures that I want this to end asap and don’t want people to get hurt or killed…
— FNATIC braveaf (@braveaff) March 30, 2022
A Fnatic se posicionou pouco tempo depois da divulgação das mensagens. A organização disse que está ciente dos fatos, que “BraveAF será suspenso de jogar profissionalmente” e que uma investigação sobre o caso terá início. A equipe sueca ainda disse que trará “mais atualizações sobre o elenco de VALORANT nos próximos dias”.
An update regarding BraveAF. pic.twitter.com/7OxrT7mJ2C
— FNATIC (@FNATIC) March 30, 2022