VALORANT: Cinco dicas essenciais para aprender a jogar

VALORANT, o novo FPS produzido pela Riot Games, tem se destacado e chamado bastante atenção em meio aos gamers. Uma nova e grande comunidade vem se formando com o sucesso do jogo, e com a chegada das Ranqueadas, ninguém quer ficar para trás. Porém, para muitos este pode ser um game bastante complexo. Tendo isso em vista, aqui vai uma série de 5 dicas sobre como jogar VALORANT.

Portanto, para que você aprenda um pouco mais sobre o título e chegue arrebentando, preparamos 5 dicas essenciais que vão te ajudar a melhorar seu desempenho nas partidas:

  • Afinal, quais são os objetivos do jogo?
  • Funções dos agentes: descubra os melhores para seu estilo de jogo
  • Créditos, o que são e como funcionam? Saiba como investi-los na partida
  • Como se movimentar para cumprir suas funções corretamente
  • Saiba como analisar os recursos de seus adversários e aliados

Afinal, quais são os objetivos do jogo?

Algo que acontece com muita frequência durante as partidas é jogadores novos que não sabem ainda quais são os objetivos do jogo e o que deve ser feito. Embora seja algo simples, esta é uma das coisas mais importantes para quem quer saber como funciona o VALORANT.

As partidas de VALORANT são disputadas em rounds de duas equipes de cinco pessoas, onde uma ataca e a outra defende. Após 12 rodadas completas, os lados se invertem.

O objetivo dos atacantes é invadir um local chamado site/bomb e plantar a Spike, dispositivo que é uma espécie de bomba. Caso a Spike termine a contagem após plantada, a vitória no round é decretada para o time atacante. Além disso, é possível vencer o round eliminando todos os defensores.

Já o objetivo dos defensores é proteger os sites/bombs e impedir que os atacantes plantem e detonem a Spike, desarmando-a ou eliminando todos os atacantes antes que eles que efetuem o plant.

As partidas podem variar entre 13 a 24 rounds. Após os primeiros 12, as equipes trocam de lado (defensores viram atacantes e vise versa, como dito anteriormente). Quem conseguir 13 vitórias primeiro vence, e caso o jogo termine empatado em 12 a 12, ocorrerá mais um round extra para decidir o confronto.

Funções dos agentes: descubra os melhores para seu estilo de jogo

Agente Viper em VALORANT (Foto: Reprodução)

Para se ter um bom aproveitamento nas partidas é necessário que você entenda primeiro os tipos de agentes e a função de cada um deles. No jogo, há 4 tipos de agentes, sendo eles:

  • Duelista
  • Iniciador
  • Sentinela
  • Controlador

Os iniciadores possuem um nome bem auto-explicativo. Eles têm a função localizar e desordenar o time defensor, de modo que, ao invadir um bomb, consiga a informação do posicionamento de cada inimigo para que sua equipe possa entrar de forma mais segura.

Os duelistas são os primeiros a iniciar o combate (os chamados entry fragger no competitivo) e aqueles que utilizam a informação dos iniciadores para ir na frente e limpar o bomb inimigo.

Os controladores são aqueles que tapam os pontos cegos e tornam a invasão ou a defesa uma tarefa mais simples, tirando a visão e a passagem dos inimigos.

Os sentinelas são aqueles que cuidam dos flancos, impedindo que a equipe possa ser cercada, dando suporte e proteção para equipe.

Créditos: o que são e como funcionam? Saiba como investi-los nas partidas

Algo indispensável para quem quer aprender como jogar VALORANT e ser mais eficiente durante as partidas é saber onde e como investir os créditos adquiridos no decorrer dos rounds.

Interface de compra em VALORANT (Foto: Reprodução)

Os créditos são todos os recursos que você adquire durante a partida, para que possa fazer a compra de habilidades, armas e escudos. Confira a quantidade de créditos obtidas ao atingir determinados objetivos:

  • Vencer o round: 3000 créditos;
  • Perder o round: 1900 créditos (seu time ganha créditos extra se perder consecutivamente);
  • Início das partidas: cada jogador recebe 800 créditos;
  • Plantar a spike: 300 créditos;
  • Abate de adversários: 200 créditos (abater seu inimigo, nem sempre é o mais importante);
  • Máximo de recursos: 9000 créditos.

É importante que com esses valores em mente, o jogador saiba fazer suas economias no decorrer das partidas. Nem sempre é necessário ter uma arma extremamente cara, a não ser que você tenha muitos recursos sobrando, e para isso, algo muito importante de ser mencionado é: sempre monitore o mínimo de créditos que você vai obter na próxima rodada (fica logo abaixo dos valores dos seus créditos). Com base nisso, economize até ter maior garantias!

Como se movimentar para cumprir suas funções corretamente

Em VALORANT, é essencial que cada jogador saiba como se movimentar no mapa. Isso faz uma grande diferença em meio às partidas, pois possibilita a criação e execução de estratégias mais eficazes com a sua equipe. Dito isso, algumas dicas essenciais de movimentação são:

  • Pressione a tecla “Shift” para se movimentar silenciosamente e surpreender seu inimigo. Ao correr, seus passos serão ouvidos por todos, então tome cuidado, pois isso pode entregar sua posição e arruinar a estratégia de ataque de sua equipe;
  • Use o barulho de passos e dos tiros para criar distrações em um local, para que sua equipe invada outro;
  • O círculo que aparece em sua volta no minimapa mostra as áreas que seus passos são escutados;
  • Quando precisar correr, equipe sua faca, pois ela te deixa mais rápido e vai te ajudar a cobrir uma posição mais rapidamente. Porém, evite invadir os bombs com a faca, para que não seja pego desprevenido.

Minimapa em VALORANT (Foto: Reprodução)

Saiba como analisar os recursos de seus adversários e aliados

Scoreboard em VALORANT (Foto: Reprodução)

Como em todo jogo de estratégia em equipe, VALORANT exige bastante atenção e comunicação em todos os recursos disponíveis para cada equipe no decorrer das partidas.

Para ter acesso a cada informação, pressione a tecla “Tab” para que você possa ver a quantidade de créditos de inimigos e aliados e também quantos pontos de ultimate seus aliados e inimigos têm. Assim, sempre estará um passo à frente e saberá quais possíveis jogadas sua equipe e seus adversários podem realizar. Isso lhe ajudará a coordenar melhor a sua defesa e também o seu ataque!

Considerações finais

Essas foram as 5 dicas essenciais para que você saiba como jogar VALORANT e possa ter um melhor aproveitamento em suas partidas. Como em qualquer coisa, o game exige bastante esforço, mas com um pouco de dedicação, qualquer um pode realizar ótimas partidas e evoluir, e essas dicas com certeza vão ajudar nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias