Conheça Sacy, brasileiro estrela da Sentinels no VALORANT
Gustavo “Sacy” Rossi é campeão mundial de VALORANT. O jogador conquistou o título do VALORANT Champions em 2022 junto à LOUD, mas atualmente faz parte do elenco da Sentinels, equipe norte-americana.
Biografia Sacy
Sacy nasceu em dezembro de 1997 e, logo quando pequeno, foi introduzido aos jogos eletrônicos pelo seu pai. Atualmente, reside em São Paulo, mas se mudará para os Estados Unidos para jogar pela Sentinels, equipe que fará parte da Liga das Américas em 2023.
O campeão mundial começou sua carreira no Counter-Strike e depois se tornou jogador profissional de League of Legends. Contudo, acabou migrando para o VALORANT em 2020.
Quando não está treinando ou competindo, Sacy faz lives em seu canal na Twitch para seus mais de 550 mil seguidores, onde joga diversos jogos além do FPS da Riot Games.
O começo da jornada
Ao contrário do que muitos pensam, Sacy não iniciou sua carreira como jogador profissional no League of Legends. Em entrevista para o TechTudo, o campeão revelou que começou a jogar competitivamente Counter-Strike com apenas 11 anos, por influência de seu pai. Entretanto, optou por seguir carreira no MOBA da Riot Games.
Decisão essa que mudou a sua vida dali para frente. Em 2013, Sacy engatou no cenário competitivo profissional de LoL, jogando pela primeira vez o Solomid BR Invitational 1, vestindo a camisa da Ranked Gaming.
Na ocasião, o jogador dividiu o palco do torneio com times conhecidos no cenário como Keyd Team (atual Vivo Keyd Stars), CNB e-Sports Club e paiN Gaming. Contudo, apenas em 2015 conquistou seu primeiro título do MOBA, quando se tornou campeão do 1º Split do Circuito Desafiante pela INTZ Red.
No mesmo ano, junto à organização, Sacy conquistou o Razer Challenge Summer e chegou a passar para os playoffs do segundo Split do CBLOL, mas a equipe acabou sendo eliminada pela paiN na primeira rodada.
Apesar disso, em 2016, Sacy continuou construindo seu nome no cenário e foi contrado pela RED Canids. O time recém-formado começou o ano alcançando o 5° lugar nos playoffs do primeiro Split do CBLOL.
Em 2017, Felipe “YoDa” Noronha e Felipe “brTT” Gonçalves se juntaram ao elenco da RED, e a equipe enfim decolou, se consagrando campeã do 1º Split do CBLOL. O time obteve uma vitória tranquila sobre a Keyd na final, pelo placar de 3-0.
No mesmo ano, Sacy também subiu ao lugar mais alto do pódio no Rift Rivals, campeonato que contou com diversos times da América Latina, e conquistou o terceiro lugar no segundo Split do CBLOL.
Já em 2018, ainda junto à RED Canids, conseguiu chegar aos playoffs do primeiro Split do CBLOL, mas caiu para a VK na semifinal, terminando assim sua jornada em 3° lugar novamente.
Em 2019, após a RED cair de divisão, Sacy disputou o Circuito Desafiante novamente. Entretanto, nos playoffs, acabou caindo para a Team oNe, ficando com o 3° lugar.
Depois do resultado, o jogador passou a ficar inativo na equipe e em outubro de 2020, encerrou seu contrato com a RED Canids.
Período de mudanças
Consequentemente, no mesmo ano, Sacy decidiu se aventurar no novo FPS da Riot Games. Nessa transição, começou a trazer menos conteúdos de LoL em suas lives, dando prioridade ao VALORANT, o que resultou, inicialmente, na queda do número de espectadores das suas transmissões.
Entretanto, isso não foi motivo para desanimá-lo, pois estava conhecendo cada vez mais o novo ambiente nas partidas ranqueadas do jogo. Assim, montou o VIMDOLOL, time no qual disputou alguns campeonatos ao longo do ano, como o Gamers Club Ultimate 2 e a Copa Rakin #2.
Sacy logo se destacou entre os demais jogadores, devido À experiência adquirida no LoL e também por suas habilidades dentro do VALORANT. Por esse motivo, não levou muito tempo para que as organizações voltassem seus olhos ao recém-aposentado do MOBA.
Dessa forma, em 2021, a Team Vikings acertou em cheio apostando na lineup montada pelo campeão. A equipe contava com Matias “Saadhak” Delipetro, Leandro “frz” Gomes, Gustavo “gtnziN” Moura e Gabriel “sutecas” Dias, marcando assim o início de um novo caminho trilhado por Sacy.
O time recém-formado chegou com tudo nos campeonatos regionais, subindo ao pódio em 1° e 3° lugar da Etapa 1 dos Challengers 1 e 2, respectivamente. Com as vitórias logo na primeira etapa do circuito, a Vikings conquistou vaga para o VCT BR Masters 1, maior torneio nacional de VALORANT daquele ano. A equipe continuou a boa campanha e levou o título para casa sem grandes dificuldades, desbancando a Gamelanders na final por 3-0.
Em seguida, a Vikings continuou a acumular pódios nos demais campeonatos regionais, ficando novamente com 1° e 3º lugar na segunda etapa dos Challengers 1 e 2, respectivamente. Na etapa final do Challengers 2, título com vitória de 3-1 sobre a Sharks e classificação para o Masters Reykjavík de 2021.
O campeonato seria a primeira aparição de Sacy em palcos internacionais. A Vikings obteve apenas uma vitória e foi eliminada no 5° lugar, após cair para a Team Liquid na terceira rodada da chave inferior. Nesse torneio, quem se consagrou campeã foi a Sentinels.
A partir do segundo semestre de 2021, Sacy, juntamente com a VKS, continuou disputando os regionais e tendo boas performances. Eles levaram o Challengers 1 da Etapa 3 e ficaram com o terceiro lugar no Challengers 2 e o quarto lugar no Challengers 3.
Dessa forma, a equipe conseguiu se classificar para o VALORANT Champions 2021, primeiro campeonato mundial da modalidade, por meio dos pontos de circuito.
O Champions reuniu 16 dos melhores times do mundo, e além da Vikings, Vivo Keyd e FURIA representaram o Brasil. Apesar do excelente desempenho no cenário brasileiro, a equipe de Sacy não conseguiu se adaptar ao estilo de jogo dos outros países e voltou para casa sem nem passar para os playoffs, ficando em 9° lugar.
Uma nova era se aproximava
No início de 2022, um time novo no cenário estreou na primeira seletiva para o VALORANT Challengers Brasil. A equipe nomeada “pAncada e Amigos” contava com os ex-Vikings Sacy e Saadhak, além de Erick “aspas” Santos, Felipe “Less” Basso e Bryan “pAncada” Luna. O time recém-formado se classificou sendo um dos melhores da classificatória e bateu equipes de renome como MIBR e Stars Horizon.
Foi então que, no início de fevereiro, a LOUD oficializou sua entrada no cenário competitivo de VALORANT, comprando toda a lineup de “pAncada e Amigos”. A equipe esmeraldina teve uma grande dominância no cenário brasileiro, conquistando a primeira etapa do Challengers de forma invicta e se classificando para o Masters Reykjavík 2022.
No torneio internacional, a LOUD, sob liderança de Sacy e Saadhak, surpreendeu a todos e foi vice-campeã, mostrando pela primeira vez que o Brasil estava no mesmo nível que times do exterior.
Na segunda etapa do Challengers, a equipe do L foi ainda mais superior e se consagrou campeã sem perder um mapa sequer, alcançando uma dominância inédita no cenário brasileiro. Entretanto, no segundo Masters do ano, a equipe foi eliminada logo no começo do torneio, sem conseguir se classificar para os playoffs.
Apesar disso, através dos pontos de circuito, a LOUD garantiu vaga para o VALORANT Champions 2022, segundo campeonato mundial da história do VALORANT. O torneio reuniu novamente as 16 melhores equipes do cenário mundial, e além da LOUD, a FURIA também representou o Brasil.
Durante a fase de grupos, a LOUD perdeu para a OpTic Gaming no segundo jogo, porém, conseguiu se classificar para os playoffs ao vencer a japonesa ZETA.
Na fase final do torneio, com um excelente desempenho, a LOUD chegou à final pela chave superior, sem perder nenhum mapa para os outros times, incluindo uma final contra a própria OpTic, vencida por 2-0.
Já na decisão, a equipe enfrentou a OpTic pela terceira vez e, novamente, levou a melhor, por 3-1, se tornando campeã mundial de VALORANT. Com o título, Sacy cravou seu nome para sempre no FPS da Riot Games.
Aguardando atualizações
Ainda em clima de comemoração, Sacy realizou a cerimônia de seu casamento no dia 13 de outubro de 2022. A celebração contou com seus ex-companheiros de equipe e diversas personalidades do cenário.
A união do jogador com Sofia “sophie” Moran já havia sido oficializada em julho daquele ano. Contudo, por conta das viagens e campeonatos, a cerimônia foi adiada. O casamento ocorreu em São Paulo, no Palácio dos Cedros e foi compartilhado pelo casal nas redes sociais.
Casamos! ❤️ pic.twitter.com/qJE63ZdiqN
— SEN Sacy (@sen_sacy) October 14, 2022
Dois dias depois da celebração de seu casamento, Sacy foi anunciado como parte do elenco da Sentinels para as disputas de 2023. Ao lado de pAncada, Tyson “TenZ” Ngo, Zachary “zekken” Patrone e Rory “deph” Jackson, o jogador irá competir na Liga das Américas.
Sacy comentou que não foi fácil tomar essa decisão e agradeceu a todos pelo apoio e carinho. Agora, resta esperar pelos campeonatos desse ano para novas atualizações do jogador.
Títulos conquistados
Vale destacar também alguns títulos conquistados por Sacy, individualmente e em conjunto, tanto no League of Legends como em VALORANT.
- Circuito Desafiante 2015 Split 1 (INTZ RED)
- Razer Challenge 2015 Summer (INTZ RED)
- CBLOL 2017 Split 1 (RED Canids)
- Rift Rivals 2017 LLN-CLS-CBLOL (RED Canids)
- Circuito Desafiante 2019 Split 1 (RED Canids)
- Ultimasters AOC (Team Vikings)
- VCB 2021: Stage 1 Challengers 1 (Team Vikings)
- VCT 2021: BR Masters 1 (Team Vikings)
- VCB 2021: Stage 2 Challengers 1 (Team Vikings)
- VCB 2021: Stage 2 Challengers Finals (Team Vikings)
- VCB 2021: Stage 3 Challengers 1 (Team Vikings)
- PEB 2021: Melhor atleta de VALORANT
- VCB 2022: Stage 1 Challengers (LOUD)
- VCB 2022: Stage 2 Challengers (LOUD)
- VALORANT Champions 2022 (LOUD)
Mira do Sacy
Mira | Código |
---|---|
0;P;h;0;0t;1;0l;4;0o;1;0a;1;0f;0;1t;3;1o;2;1a;1;1m;0;1f;0 |
Setup Sacy
Mouse | Logitech G Pro X Superlight White |
Teclado | Logitech G915 |
Monitor | ZOWIE XL2546 |
Headset | Logitech G Pro X Headset |
Mousepad | VAXEE PA Summer 22 |
Placa de vídeo | NVIDIA GeForce RTX 2060 |
Processador | AMD Ryzen 9 5900X |