Pela primeira vez, a Edward Gaming (EDG) representará a China no VALORANT Champions. Neste domingo (14), a equipe venceu a On Sla2ers (rival em sua estreia) por 3 a 0 na Grande Final do Last Chance Qualifier do Lesta da Ásia e confirmou sua vaga para o Mundial em Istambul, na Turquia, em setembro. O time, inclusive, terminou a repescagem invicto, sem perder nenhum mapa nas quatro séries disputadas.
THE BEASTS FROM THE EAST ARE HEADED TO #VALORANTChampions
— VALORANT Champions Tour (@ValorantEsports) August 14, 2022
See you soon @EDG_Edward! pic.twitter.com/47BRUrV4Xw
Os triunfos da EDG diante da On Sla2ers aconteceram em Fracture (13 a 4), Haven (13 a 11) e Split (13 a 9). Yongkang “ZmjjKK” Zheng terminou a série com 55 abates jogando apenas de Chamber.
+ VALORANT LCQ 2022: KRÜ se classifica para o Champions
+ Stewie2K tentará competir no VALORANT
Com isso, a China terá seu primeiro representante em um evento internacional desde a criação do circuito VALORANT Champions Tour. Em 2021, por conta da pandemia, o país não pôde participar do Last Chance Qualifier, adiando assim a possibilidade de uma equipe ter a chance de jogar o Champions da temporada.
Embora não tão popular no meio do FPS, a EDG é uma das principais organizações de esports da China. Em 2021, a equipe foi campeã mundial de League of Legends pela primeira vez depois de bater os detentores da Summoner’s Cup da temporada anterior, a DWG KIA. Além deste título, a organização já foi campeã do primeiro Mid-Season Invitational (MSI) em 2015, quando venceu a SK Telecom T1 (hoje apenas T1) na final.
Vale lembrar que ainda hoje, haverá os classificados do EMEA, da América do Norte e da América Latina. Confira a seguir os confrontos e os horários:
- Last Chance Qualifier
- EMEA: M3 Champions x Team Liquid (11h)
- América Latina: FURIA x TBK (13h)
- América do Norte: The Guard x 100 Thieves (17h)