Anti-cheat de VALORANT está impedindo jogadores de acessarem arquivos pessoais
Criado pela Riot Games exclusivamente para manter trapaceiros longe de VALORANT, Vanguard, sistema anti-cheat da desenvolvedora, está sendo alvo de polêmica entre os jogadores. Usuários do Reddit alegam que o programa está impedindo que alguns softwares que ajudam na manutenção do computador sejam acessados, mesmo com VALORANT fechado.
+VALORANT: Distribuição de chaves começa no Brasil; saiba como obter
+VALORANT: Equipe de ScreaM vence ‘o Twitch Rivals da Europa
O usuário vortex40, criador do tópico que trouxe a discussão à tona, afirmou que a situação “está fora de controle”. Ele disse desconfiar que o anti-cheater esteja impedindo apenas que dataminers encontrem novidades sobre o jogo em arquivos escondidos, tendo em vista a grande quantidade de trapaceiros em VALORANT, o que mostra a ineficiência do programa.
Outros usuários do Reddit também disseram se sentir inseguros com o Vanguard. Isso porque, para ser mais eficiente, ele possui privilégios no sistema operacional e opera a nível Kernel (leia mais aqui). Assim, o anti-cheater está impedindo os jogadores de realizarem diversas operações em seus computadores, como rodar programas que regulam os coolers e a temperatura da placa-mãe e softwares de suporte para periféricos. A desenvolvedora ainda não se pronunciou sobre o caso.