Na última terça-feira (20), a Riot Games divulgou os resultados do sistema de detecção de smurfs no VALORANT, introduzido no início de 2022. Além de revelar as métricas registradas ao longo do ano, a desenvolvedora contou que seguirá com o projeto de conter contas recém-criadas que tiram vantagem nas filas competitivas.
Inicialmente, o sistema contou com a implementação da Detecção Automática de Smurfs, com o foco no ajuste no MMR das contas smurf, de modo a impedir que jogadores de alto nível caiam em partidas contra iniciantes.
O experimento, segundo o gerente de dados, Brian “Riot South Korea” Chang, foi um sucesso e levou “a uma redução significativa de partidas com uma conta smurf que resultavam em derrotas absurdas”.
Este artigo faz parte de uma série de análises detalhadas relacionadas a questões competitivas/sociais e dinâmicas entre jogadores no VALORANT
— VALORANT // BRASIL (@VALORANTBrasil) December 20, 2022
Leia mais aqui: https://t.co/yJapqW2v8T pic.twitter.com/67llfeJoqh
Outra alteração para combater contas recém-criadas com o propósito de tirar vantagem no modo Competitivo foi a mudança nas restrições para grupos de cinco pessoas. A medida teve como efeito uma redução importante na atividade de smurfs, o que também gerou um aumento no balanceamento das partidas.
+ Confira os finalistas do Gamers Club Awards de VALORANT
+ VALORANT: 00 Nation se une à Gamelanders e revela elenco
+ Lidoma Brasil lança torneio gratuito de VALORANT com premiação de R$ 3 mil
Segundo Brian, o número de contas smurfs caiu cerca de 17% em relação ao início do ano. Além disso, o MMR das contas recém-criadas com este propósito estão se ajustando mais rapidamente do que antes. Ainda assim, espera-se que mais melhorias no combate aos smurfs cheguem em 2023.

Em teste realizado nos servidores da América do Norte, a Riot mediu a taxa de partidas com vitórias avassaladoras, isto é, quando uma equipe vence por oito ou mais rodadas. O número era de 32%.
Para reduzir este percentual, foi feito um ajuste nos MMRs de 50% dos smurfs detectados, enquanto a outra metade foi ignorada. Essa divisão foi necessária para determinar se os ajustes realizados teriam algum impacto real no balanceamento das partidas.
Assim, o experimento mostrou uma queda significativa nas vitórias avassaladoras no grupo em que os smurfs foram detectados e ajustados, indo para menos de 20%. Já o grupo dos smurfs ignorados também apresentou queda, mas ficou com uma porcentagem de cerca de 25%.

Visando melhorias no próximo ano, a Riot continuará trabalhando em ferramentas para detectar novas contas smurfs. Contudo, a desenvolvedora não pode compartilhar mais detalhes do sistema, já que isso implicaria em possíveis formas dos jogadores conseguirem burlar e comprometer os sistemas introduzidos.