A Riot Games anunciou, nesta sexta-feira (30), uma série de novidades e ajustes para o VALORANT. As mudanças fazem parte da atualização 11.00 e incluem desde o balanceamento de habilidades até novas medidas contra contas smurfs. O jogo também vai migrar para o Unreal Engine 5 nos próximos meses e passará a contar com sistema de replays no segundo semestre. Veja os destaques abaixo.
Balanceamento de habilidades segue em foco
Segundo a Riot, a equipe de desenvolvimento tem aproveitado o quinto aniversário do VALORANT para revisar o impacto das habilidades no jogo. Efeitos negativos e ultimates com grande área de alcance estão sendo ajustados para manter o equilíbrio.
Algumas mudanças já foram aplicadas, como melhorias visuais no minimapa, no som da molotov do Brimstone, nas explosões da Raze e nos indicadores de vida da barreira da Deadlock. A expectativa é que ajustes regulares continuem sendo implementados ao longo do ano.
Novo mapa entra direto no competitivo
Com a chegada da atualização 11.00, o novo mapa será incluído imediatamente na rotação competitiva. Para facilitar o período de adaptação, a Riot reduzirá em 50% a perda de Pontos de Ranque (CR) nas partidas disputadas no novo mapa durante as duas primeiras semanas. O ganho, no entanto, permanece o mesmo em caso de vitória.


Medidas contra smurfs e comportamento tóxico
A partir deste ano, contas competitivas deverão contar com autenticação de dois fatores, via aplicativo ou SMS. A medida visa coibir o compartilhamento de contas e limitar a ação de smurfs.
Além disso, os jogadores poderão visualizar alertas e punições ativas em suas contas, incluindo penalidades futuras caso o comportamento inadequado persista.
Premier terá tags e reconhecimento em torneios
O modo Premier também receberá atualizações na versão 11.00. Jogadores que participarem das partidas semanais receberão Tags de Equipe, enquanto vencedores do Torneio Eliminatório terão reconhecimento especial dentro do jogo.
Já no cenário competitivo profissional, o Bolão oficial retornará durante o Masters Toronto e deve se tornar presença constante em futuros eventos Masters e Champions.
Unreal Engine 5 e novo sistema de replays
Outra grande novidade é a migração do VALORANT para o Unreal Engine 5. A transição está prevista para a atualização 11.02, marcada para o fim de julho, e deve melhorar a performance do jogo em longo prazo, com destaque para taxas de quadros e velocidade de download.
Para celebrar a mudança, quem fizer login durante o período da 11.02 receberá um chaveiro especial.
Por fim, a tão aguardada função de replays será adicionada no PC com a atualização 11.06, em setembro. Inicialmente, será possível rever partidas recentes do modo competitivo, com planos de expansão para outros modos no futuro. A versão para consoles chegará ainda este ano.


Futuro dos esports e parcerias no VCT
O ciclo atual de parcerias de equipe no VALORANT Champions Tour (VCT) termina no fim de 2026, e a Riot já planeja reformulações a partir de 2027. A ideia é tornar o circuito mais aberto e flexível, aproximando os Tiers 1 e 2 e permitindo que mais equipes participem de grandes palcos.
Além disso, a desenvolvedora quer ampliar o número de eventos regionais, mantendo os torneios globais como o Masters e o Champions como pilares do ecossistema competitivo.