Theo “RedMake”, apresentador e criador de conteúdo conhecido na comunidade de VALORANT pelo seu trabalho em prol da diversidade, especialmente na inclusão de pessoas trans nos esports, teve falas nazistas expostas recentemente no X e utilizou a rede social para se retratar.
Uma postagem de 2018, na qual RedMake escreveu “Heil Hitler” (“Salve Hitler”) e ainda respondeu a um usuário dizendo “Aqui se diz hell, e não presente”, chocou a comunidade do FPS Riot Games.
— Lloyd _36 (@Lloyd3610) January 19, 2024
Diante disso, o próprio criador de conteúdo publicou um texto no qual se desculpou. Na mensagem, ele explica que viver em um lar “extremamente conservador e abusivo” contribuiu para suas falas do passado.
Em seu pronunciamento, ele desabafa: “Hoje, cerca de 7 anos depois, eu sou o Theo que vocês conhecem. Sou uma pessoa trans, com deficiência, nordestina e tento todos os dias tornar um mundo melhor para as pessoas que estão ao meu redor…”. Veja, logo abaixo, a mensagem do influenciador na íntegra:
Ontem saíram alguns prints antigos sobre falas que eu tive há cerca de 7 anos atrás e gostaria de vir esclarecer com vocês o ocorrido e me desculpar sobre isso.
— Theo #CopaRemake (@theoredmake) January 19, 2024
Para contextualizar, vou precisar falar de um assunto muito delicado e doloroso pra mim, mas acredito que seja…
Repercussão do caso
Em resposta ao pedido de desculpas de RedMake, a caster Amanda “AMD” Abreu lembrou que ele havia acusado, sem provas, a jogadora Juliana “Showliana” Maransaldi de transfobia por supostas falas também de 2018, o mesmo ano em que ele publicou mensagens de teor nazista.
Theo, 2018 também foi o caso que vocês acusaram a juliana ter feito parte.
— Amanda Abreu (@AMD22k) January 19, 2024
Eu sou a pessoa que mais defende nessa rede que pode mudar e acredito em segundas chances, mas é muito pesado acusar alguém de coisas que não são verdades, principalmente quando isso prejudica ela.…
Showliana, que foi acusada de transfobia sem provas por RedMake, mostrou sua indignação com a situação e cobrou um posicionamento tanto do criador de conteúdo quanto do jogador do MIBR, Nicolas “srN” Niederauer, por uma suposta atitude misógina durante uma partida ranqueada. Contudo, até o fechamento desta matéria, o atleta ainda não se manifestou sobre o caso.
me taxaram por não ter me posicionado sobre algo que nem fiz, então bora se posicionar galera! cheio de print e vídeo aí e ninguém falando nada, bora cobrar todo mundo que tem que ser cobrado
— showliana (@showliana) January 19, 2024
não vou ficar em pvt de whatsapp e twitter, vou falar aqui que não tenho rabo preso com…
Respondendo à mensagem de Showliana, o streamer da LOUD Eduardo “Coreano” Martins lembrou que já ouviu de um dos dois, sem especificar quem, que ele “não agrega em nada pro cenário”.
doideira eu ja ter sido taxado de “alguém que nao agrega em nada pro cenário” por alguém assim ☠️
— LOUD Coreano (@Coreano) January 19, 2024
Pelo amor de Deus, gente que não tem boleto pra pagar e fica caçando pelo em ovo.