Neste artigo, o The Clutch mostra qual a melhor forma de utilizar o campeão, a melhor forma de evoluir as habilidades e também quais itens podem ser feitos. Vale ressaltar que este guia foi pensando com as mudanças do patch 5.3b, então itens e runas podem ser alterados com novas atualizações do Wild Rift.
+ Wild Rift: melhores builds e runas para Kayle
+ Wild Rift: melhores builds e runas para Nautilus
Habilidades de Gragas em Wild Rift
Passiva: Happy Hour: Gragas cura a si mesmo periodicamente após utilizar uma habilidade.
Primeira Habilidade: Jogar o Barril: Gragas rola seu barril até um local. O barril pode ser ativado novamente para explodir ou explodirá sozinho após 3s. Inimigos atingidos pela explosão têm sua Velocidade de Movimento reduzida.
Segunda Habilidade: Fúria da Bebedeira: Gragas entorna a bebida de seu barril garganta abaixo, canalizando por 1 segundo. Ao terminar, ele fica torpecidamente poderoso, causando mais dano em seu próximo ataque básico e reduzindo o dano recebido.
Terceira Habilidade: Barrigada: Gragas avança em direção a um local e colide com a primeira unidade inimiga que encontrar, causando dano a todas as unidades inimigas próximas e atordoando-as.
Ultimate: Barril Explosivo: Gragas arremessa seu barril em um local, causando dano e afastando os inimigos pegos no raio da explosão.
Ordem de Desbloqueio das Habilidades
A primeira habilidade a ser desbloqueada é a Jogar o Barril, já que é sua fonte principal de dano. Com ela, é possível limpar a selva rapidamente, ou caso esteja jogando na rota do Barão, serve para fazer pressão no campeão inimigo.
A próxima habilidade a ser desbloqueada é a Fúria da Bebedeira. A redução de dano que ela oferece faz com que Gragas dure muito mais na selva e consiga algumas trocas vantajosas contra campeões inimigos.
Por fim, deve ser habilitada a Barrigada. Ela é útil principalmente em ganks, já que acertar o campeão inimigo com a habilidade causa um pequeno atordoamento.
Com isso a ordem de desbloqueio é: Jogar o Barril > Fúria da Bebedeira > Barrigada
Ordem de foco das Habilidades
Como mencionado anteriormente, Jogar o Barril é sua principal fonte de dano, então faz todo o sentido ser sua primeira skill a ser focada. Após Jogar o Barril, o foco deve ser em Barrigada, que irá aumentar um pouco o dano causado junto de uma redução no Tempo de Recarga, dando mais mobilidade para o campeão.
Depois das duas habilidades, resta somente Fúria da Bebedeira, onde o aumento na resistência e a redução do Tempo de Recarga não dão tanto poder ao personagem quanto as outras.
Com isso a ordem de foco das habilidades é: Jogar o Barril > Barrigada > Fúria da Bebedeira
Runas para Gragas em Wild Rift
Mid
Para a rota do meio, a runa principal é Eletrocutar, onde acertar um campeão inimigo com três habilidades ou ataques básicos diferentes em três segundos faz com que um raio caia no adversário causando dano adicional. As runas menores são:
- Impacto Repentino: após sair da furtividade, usar um avanço, salto ou efeito de teleporte, dá 13 de penetração de armadura e 13 de penetração mágica por 4 segundos;
- Ataque Fortalecido: a cada 10 segundos, o próximo ataque será fortalecido, causando 35- de dano adaptativo adicional.
- Coleção de Olhos: recebe 0,5 de AD e 1 de AP após cada eliminação de um campeão inimigo, acumulando até dez vezes. Com dez acúmulos, recebe 10 de AD e 20 de AP adicional;
- Osso Revestido: ao sofrer dano de um campeão, a fonte de dano atual e os próximos 3 ataques ou habilidades de campeão contra você causarão dano reduzido.
Jungle
Para a selva, a runa principal é Primeiro Ataque, para que o campeão possa causar dano ao mesmo tempo que ganha ouro adicional, enquanto as menores são:
- Impacto Repentino: após sair da furtividade, usar um avanço, salto ou efeito de teleporte, dá 13 de penetração de armadura e 13 de penetração mágica por 4 segundos;
- Ataque Fortalecido: a cada 10 segundos, o próximo ataque será fortalecido, causando 35- de dano adaptativo adicional;
- Coleção de Olhos: recebe 0,5 de AD e 1 de AP após cada eliminação de um campeão inimigo, acumulando até dez vezes. Com dez acúmulos, recebe 10 de AD e 20 de AP adicional;
- Transcendência: quanto maior for seu nível, mais aceleração de habilidade concede. Também redefine a duração do tempo de recarga das habilidades.
Top
Já para a rota do topo, onde normalmente Gragas possui uma build voltada para tanque, a runa principal é Aperto dos Morto-Vivos, que causa dano adicional e cura o campeão em lutas curtas. As runas menores são as seguintes:
- Coragem do Colosso: ganha um escudo que absorve de 25-45% +1% de vida máxima por 3 segundos quando imobilizar campeões;
- Osso Revestido: ao sofrer dano de um campeão, a fonte de dano atual e os próximos 3 ataques ou habilidades de campeão contra você causarão dano reduzido;
- Crescimento Excessivo: quando um monstro ou dois minions morrem perto de você, ganhe 3 de vida máxima permanentemente. A vida máxima pode ser aumentada indefinidamente. Ganhe 3,5% de vida máxima bônus ao atingir 30 acúmulos;
- Impacto Repentino: após sair da furtividade, usar um avanço, salto ou efeito de teleporte, dá 13 de penetração de armadura e 13 de penetração mágica por 4 segundos.
Suporte
E por fim para suporte, a runa principal é Aprimoramento Glacial porque esta escolha auxilia na aplicação de controle de grupo do campeão. As runas secundárias são as seguintes:
- Fonte de Vida: golpear um inimigo com uma habilidade ou ataque os marca. Quando você ou seus aliados causarem dano ao campeão marcado, você e seus aliados serão curados;
- Osso Revestido: ao sofrer dano de um campeão, a fonte de dano atual e os próximos 3 ataques ou habilidades de campeão contra você causarão dano reduzido;
- Crescimento Excessivo: quando um monstro ou dois minions morrem perto de você, ganhe 3 de vida máxima permanentemente. A vida máxima pode ser aumentada indefinidamente. Ganhe 3,5% de vida máxima bônus ao atingir 30 acúmulos;
- Transcendência: quanto maior for seu nível, mais aceleração de habilidade concede. Também redefine a duração do tempo de recarga das habilidades.
Na escolha de Feitiços de Invocador, é bom pegar Flash e Incendiar quando estiver no meio, topo e suporte. Já na selva, é necessário escolher Flash e Golpear.
Itens para Gragas em Wild Rift
Mid
Gragas utiliza itens de poder de habilidade em sua build, mas também pode partir para itens de tanque. O item principal para o campeão na rota do meio é o Eco de Luden, que faz com que habilidades causem um pequeno dano mágico adicional ao alvo e em até três aliados próximos.
Em seguida, é interessante fazer Capuz da Morte de Rabadon, que oferece dano e penetração mágica.
Uma boa escolha de terceira opção é a Estase feita a partir das Botas de Mana, item ativável que deixa o campeão inalvejável por alguns segundos.
A build pode ser completa com os seguintes itens: Ladrão de Almas Hextech, Orbe do Infinito e Coroa da Rainha Despedeçada.
Top
No topo, o primeiro item a ser feito é o Bastão da Eras, que aumenta a vida e a mana do campeão, sendo uma boa opção para aumentar a resistência de Gragas no início da partida.
Em seguida, é bom escolher Manopla dos Glacinatas, que dá armadura, vida e ainda causa lentidão nos inimigos.
Para o item ativável, a Placa Gargolítica a partir das Botas Galvanizadas de Aço é uma boa pedida se o jogador quiser ainda mais resistência no campeão. A build pode ser completada com os itens Semblante Espiritual, Duplaguarda de Amaranto e Armadura de Espinhos.
Jungle
Para a selva, um bom primeiro item é Perdição de Lich, que dá poder de habilidade, aceleração de habilidade e penetração mágica. Na passiva, fortalece os ataques básicos depois de usar habilidades. Em seguida, pode-se fazer Capuz da Morte Rabadon.
Para item ativável, também é bom fazer a Estase a partir das Botas de Mana. Para finalizar a build, pode-se fazer Ladrão de Almas Hextech, Orbe do Infinito e Coroa da Rainha Despedaçada.
Suporte
Para suporte, é muito interessante começar sua build com Escudo Relicário, item de suporte que ajuda a garantir ouro e cura para você e seu aliado de rota. Além disso, ele evolui duas vezes, primeiro para Broquel de Targon e depois para Bastião da Montanha, e a cada evolução dá mais vida e aceleração de habilidade.
Em seguida, pode-se fazer Mandato Imperial, que dá vida, dano mágico e aceleração de habilidade. Em sua passiva, os aliados podem causar dano adicional depois que o adversário sofrer algum tipo de controle de grupo.
Para item ativável, é bom fazer a Estase mais uma vez, agora a partir das Botas Galvanizadas de Aço. A build pode ser finalizada com Armadura de Warmog, Duplaguarda de Amaranto e Armadura de Espinhos.