Como diz a famosa letra de música: “dias de luta e dias de glória”, e o FPS futurista da Bungie está longe de sua melhor fase. Pelo contrário, Destiny 2 nunca teve tão poucos jogadores, pelo menos no PC.
Dados do Steam DB mostram que o jogo registra sua menor média histórica de jogadores, com apenas 25.447 usuários simultâneos. Essa diminuição ocorre pouco mais de dois meses após o lançamento da aclamada DLC “A Forma Final”.
Normalmente, o afastamento dos jogadores após o lançamento de uma grande expansão é algo comum em Destiny 2. Mas essa média certamente preocupa a Bungie, que viu o pico superior a 300.000 usuários se dissipar poucos dias após o lançamento da última expansão.
Para efeito de comparação, as DLCs anteriores do jogo resultaram em uma média de 60.000 a 130.000 jogadores, mesmo após o hype inicial em torno do novo conteúdo.
O que está afastando os jogadores de Destiny 2
Como jogadora de Destiny 2, posso afirmar que um dos principais motivos para a situação atual do jogo é o conteúdo entediante de “Ecos”, o primeiro dos três episódios que antecedem o lançamento da próxima expansão.
Além de várias armas com design pobre, que acrescentam pouco em termos de poder de fogo ao arsenal do jogo, a história de “Ecos” é contada com longos intervalos de tempo e cutscenes repetitivas, apesar de ter uma trama interessante.
Não há uma motivação real ou recompensa que valha a pena buscar. Talvez uma arma aqui e outra ali, algo que o jogador consegue em poucas horas e pronto. Todo o resto se resume a buscar títulos, muitos dos quais exigem a ajuda de terceiros.
Diante disso, diversos streamers que antes se dedicavam exclusivamente à criação de conteúdo de Destiny 2, com lives diárias, têm optado por transmitir outros jogos e engajar com novas comunidades.
Bungie crê que a solução está em conteúdo menor
Ao invés de uma grande DLC anual, Destiny 2 terá esse conteúdo desmembrado em duas expansões médias e quatro atualizações principais gratuitas de conteúdo por ano. Segundo a Bungie, o objetivo com essa mudança é aprimorar a experiência dos jogadores com uma nova saga plurianual, apresentando uma história não linear, inovações mais sistêmicas e melhorias significativas nas atividades e recompensas do jogo base.
A primeira expansão paga será Codinome Apolo, com lançamento previsto para o inverno de 2025. Já Codinome Behemoth, ainda não tem uma janela de lançamento definida. Enquanto isso, a Bungie se prepara para a celebração do 10º aniversário de Destiny. Nos próximos dias, o jogo receberá armaduras clássicas, skins de armas comemorativas e mais.