CS:GO: As melhores transferências do “Mercado da Bala” em 2021
*Este artigo não representa a opinião do site, refletindo somente as convicções de seu autor.*
O “Mercado da Bala” é sempre quente no CS e aqui falarei sobre as cinco melhores mudanças de roster de 2021, até o presente momento, ou seja, do primeiro semestre do ano.
Antes, deixarei alguns pontos claros. O primeiro é que as saídas dos jogadores citadas abaixo não dizem respeito ao potencial dos mesmos. A análise foi feita com base no desempenho até a publicação deste texto. Estar citado nessa lista opinativa não quer dizer que penso que o jogador que cedeu o lugar seja de nível inferior, mas sim que a parceria precisou se encerrar por algum motivo e que o novo jogador melhorou o time de alguma forma.
O segundo é que esta lista não reflete a opinião editorial do The Clutch e sim a opinião deste que vos escreve. Utilizarei dados de performance e resultados obtidos até então para fortalecer a análise. Ainda assim, isso não impede que um fator pessoal interfira na lista final.
E por último, a lista foi feita sem numeração específica. Consequentemente a ordem de aparição dos nomes não quer dizer que uma mudança seja melhor que a outra. Com isso em mente, vamos lá!
As cinco melhores mudanças de roster no primeiro semestre de 2021
dev1ce para a vaga de nawwk na Ninjas in Pyjamas
Quando uma organização contrata o atual número 3 no ranking mundial para a sua equipe, é díficil que isso saia pela culatra. Tetracampeão de major pela a Astralis, sendo MVP em dois deles, dev1ce dispensa apresentação e chegou para ser a referência técnica e de experiência em um roster composto por nomes jovens e recentes do cenário.
Se o currículo de dev1ce não fala por si só, tudo bem, pois o jogador já garantiu um vice-campeonato em seu primeiro torneio pela NiP, além de um respeitável quarto lugar na recente BLAST Premier Spring Finals. Vale ressaltar que esta mudança de roster não foi consequência de um desempenho ruim de nawwk, que ostentava o melhor rating 2.0 da equipe até a sua saída. Mas quando se tem a oportunidade de trazer um dos melhores jogadores da história, seria insanidade não fazê-lo.
JaCkz para a vaga de kennyS na G2
Quando se é um jogador MVP e campeão de Major, as expectativas são altas. Infelizmente, kennyS não apresentou o nível esperado em 2021, amargando um rating de 0.98 no ano, o que levou o jogador a ser colocado no banco de reservas da G2. JaCkz, que havia deixado o time após a chegada de NiKo, retornou ao roster da equipe.
Neste caso, trata-se de uma mudança que causou melhorias coletivas, ainda que algumas estatísticas individuais não estejam tão altas. AmaNEk assumiu a função de AWPer e o time pareceu melhorar como um todo, uma vez que atualmente figura como terceira ou quarta força da Europa. Desde a mudança de elenco, a G2 ficou fora do top 4 apenas em um torneio de sete disputados.
FalleN para a vaga deixada por Twistzz na Liquid
Após toda a polêmica com a saída do trio bicampeão de Major da MIBR, muito se especulava sobre o futuro do Professor no cenário competitivo. O primeiro semestre de 2021 está ai para provar que FalleN é igual a vinho. O Verdadeiro se reformulou na Liquid ao chegar sem a carga de ser o IGL, mesmo que tenha assumido essa função em alguns momentos. O primeiro semestre de 2021 serviu para mostrar que FalleN ainda tem muita lenha para queimar no competitivo.
Em termos gerais, a Liquid finalmente possui um AWPer especializado para a função. A habilidade de Stewie2K e NAF com a arma agora são adicionais, uma vez que com o Professor no time, os dois ficam livres para exercer a função de rifler (e muito bem por sinal). A coroação veio em maio, quando a Liquid levantou o caneco da cs_summit 8, o primeiro de FalleN em incríveis 1008 dias.
B1T para a vaga de flamie na NaVi
Trocando experiência por juventude, a NaVi colocou flamie, jogador mais antigo do time russo, no banco para promover B1T, de 18 anos, à line titular. A mudança gerou frutos logo no primeiro torneio, com a NaVi levando para casa o caneco da DreamHack Masters Springs 2021, com direito a 3×0 na fortíssima Gambit. Na ocasião, o jovem ucraniano mostrou um bom desempenho (a FURIA que o diga) e conseguiu acompanhar s1mple e electronic.
Em 2021, flamie ostentava o pior rating da equipe, enquanto B1T, desde que foi promovido, ocupa o terceiro melhor, mas com uma margem de evolução grande, vista a idade do “menino”.
Twistzz para a vaga de Kjaerbye na FaZe
Talvez o nome mais controverso da lista, uma vez que o desempenho da equipe da FaZe está muito abaixo do que é esperado de uma line tão estrelada. Ainda assim, Twistzz chegou para ocupar o lugar do contestadíssimo Kjaerbye. O canadense saiu da Liquid não por problemas de performance, mas por achar que não tinha uma voz dentro do time.
Twistzz é um rifler muito forte e desde que chegou à FaZe apresenta o melhor rating 2.0 do time, com 1.10. Kjaerbye, durante a sua passagem no time, apresentou um rating 2.0 de 0.98, o segundo pior da equipe à época.
Entretanto, a FaZe ainda não se encontrou e, até então, seu 2021 está marcado por polêmicas, como a recente saída de coldzera. Mas, Twistzz tem muita bala pra trocar e com certeza foi um upgrade em referência ao que Kjaerbye performava pela equipe.
Menção honrosa
HEN1 para O Plano
Devido aos problemas em encontrar organizações, a antiga line da MIBR não disputou muita coisa em 2021, mas ainda assim, HEN1 chega em seu melhor momento da carreira para o time. Após um 2020 sendo o melhor AWPer do cenário norte-americano, conseguindo inclusive uma respeitável décima sexta colocação no ranking mundial da HLTV, é difícil acreditar que o Jacaré não seria uma excelente adição a qualquer line.
A lista acima faz referência a dados recolhidos no site da HLTV e é fruto de uma análise feita à época de postagem do texto, no mês de junho de 2021. E aí, sentiu falta de algum nome?