Jogadores que estão baixando um popular cheat de Counter-Strike 2 vêm encontrando um sério problema. De acordo com a ISH Tecnologia, uma das principais companhias nacionais de cibersegurança, ao ser ativada, a trapaça libera um ransomware chamado Albabat, que rouba dados e adiciona a extensão “.abbt” a arquivos sensíveis do computador, dificultando seu uso.
Além disso, o vírus muda o papel de parede da área de trabalho para a imagem abaixo.
A ISH Tecnologia afirmou à imprensa que o ransomware, por ser distribuído como um software falso, tem o potencial para atingir qualquer pessoa do mundo, mas que os principais alvos estão no Brasil, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Hungria e Cazaquistão. Ele também vem sendo incorporado a uma falsa ferramenta de ativação do Windows 10.
O Albabat criptografa informações sensíveis das vítimas, fazendo com que elas tenham que pagar um resgate de 0,0015 Bitcoin (aproximadamente R$ 318 na cotação atual) para se livrar dele. Caso a pessoa tente descriptografar por conta própria, o ransonware tem capacidade de destruir os arquivos e apagar os dados por completo.
Segundo a ISH Tecnologia, o desenvolvedor do vírus pode ser brasileiro, já que a mensagem de resgate apresenta uma tradução para português de forma automática.