Durante o IEM China 2024, antes do último jogo da Cloud9, Kirill “Boombl4” Mikhaylov foi hackeado na Steam. A notícia foi dada pelo analista e também coach da Cloud9 Academy Ivan “F_1N” Kochugov, no Telegram.
“Na noite anterior ao nosso último jogo, eu e Boombl4 estávamos nos preparando e assistindo demos, quando, de repente, ele foi expulso do CS. Nisso, ele percebeu que não tinha mais foto de perfil na conta e que não tinha mais amigos, exceto por uma pessoa. Além disso, o nome da conta foi alterado e na descrição aparecia ‘Pre-VAC’. Esse único ‘amigo’ se identificou como um administrador da Steam e avisou a Boombl4 que ele estava prestes a ser bloqueado pelo VAC”, explicou.
Ainda de acordo com F_1N, a pessoa que se passou por funcionário da Valve conseguiu remover o Counter-Strike da Steam de Boombl4 e, na sequência, disse ao capitão da Cloud9 que tinha apenas 24 horas para transferir todas as skins que possuía para uma “unidade de armazenamento”.
Apesar de nervosos, F_1N e Boombl4 decidiram não seguir as orientações dadas e buscaram ajuda dos organizadores do IEM Chengdu para resolver o problema.
O analista da C9 explicou que o hacker conseguiu fazer mudanças na Steam de Boombl4 por meio da chave de API da conta do russo, e que o objetivo era roubar o inventário do jogador. Três horas depois do ataque, a situação de Boombl4 foi resolvida, e ele conseguiu recuperar o acesso à conta.