CS2: Eternal Fire demite dupla que abusou do novo bug
O bug que permitia usar cheats de console nos servidores oficiais do CS2 agitou a comunidade esta semana. A falha foi corrigida no mesmo dia pela Valve, mas não impediu que a dupla da Eternal Fire Academy Ahmet “cyber” Akpınar e Bilgihan “Depact” Ayaz fosse banida, na segunda-feira (8), por dois anos da plataforma FACEIT após abusar dela. Além disso, os jogadores também foram demitidos da organização turca.
A falha em questão permitia manipular o ambiente de jogo — incluindo tornar texturas transparentes, ver adversários através de paredes e acionar o modo terceira pessoa — de forma nativa, pelo console do próprio jogo.
Após a FACEIT comprovar que os agora ex-jogadores da Eternal Fire utilizaram o bug em partidas de matchmaking, a empresa aplicou a punição severa, banindo os players por dois anos.
We're aware of an exploit/bug in the game, currently exploring if we can patch it on our side. Rest assured, appropriate actions will be taken against those exploiting it.
— FACEIT Community Support (@FACEITSupport) April 7, 2024
Em comunicado oficial, a Eternal Fire lamentou o comportamento não profissional de cyber e Depact e enfatizou seu compromisso com a integridade do jogo e a ética esportiva.
“Depact e cyber, jogadores do nosso projeto Academy, exibiram comportamento antiprofissional ao usar um código de console no jogo que permite trapacear no CS2 durante uma partida do FACEIT. Gostaríamos de informar ao público que cortamos os vínculos e rescindimos os contratos com os jogadores, que temos certeza que estão afastados de qualquer situação que afete negativamente o jogo, como trapaças”, disse a organização.
KAMUOYUNA DUYURU / ANNOUNCEMENT pic.twitter.com/HcDomu3Me6
— Eternal Fire (@eternalfiregg) April 8, 2024
O analista Jacob “Pimp” Winneche concordou com a punição da plataforma, mas ressaltou que dois anos é um período muito extenso e pode acabar com a carreira dos atletas turcos.
“Acho que precisa haver uma punição, e entendo que a FACEIT quer enviar um aviso de que trapacear não é certo. No entanto, um ban de dois anos é definitivo em uma carreira, e usar um exploit em um PUG por 2 ou 3 rodadas não pode definir a carreira de alguém”, afirmou Pimp.