Atacante do Arsenal e da Seleção Brasileira, Gabriel Jesus surpreendeu os fãs nesta segunda-feira (22) ao divulgar que teve sua conta no Counter-Strike banida. Ele pediu ajuda à Valve para resolver o problema.
“Oi, Counter-Strike. Minha conta recebeu um VAC ban injusto, você pode me ajudar? Segue o link da conta e o print do ban”, escreveu o brasileiro no X (antigo Twitter).
Hi @counterstrike my account received a VAC ban unfairly, can you help me? Follow the account link and print of the ban https://t.co/pd2BgmA2BX pic.twitter.com/yQPI8uM5Jj
— Gabriel Jesus (@gabrieljesus9) January 22, 2024
Porém, o banimento recebido por Gabriel Jesus não foi efetuado pelo VAC, anti-cheat do FPS. Na verdade, trata-se de um game ban (banimento de jogo).
Esta punição é aplicada quando o jogador “tenta interferir em sistemas do jogo para prejudicar os outros”, de acordo com a Valve. Isso envolve as seguintes infrações:
- Trapaças.
- Manipulação da criação de partidas ao perder partidas de forma proposital (“deranking”) ou falsificar o seu Grupo de Habilidade.
- Uso de bots e/ou automações.
- Interferência intencional na operação normal de servidores de partidas ou de outros jogadores.
Ainda segundo a desenvolvedora, game bans são irreversíveis.
De acordo com o site Pricempire, o valor do inventário de Gabriel Jesus é próximo dos US$ 38 mil, cerca de R$ 189 mil na cotação atual.
Diversos perfis influentes se solidarizaram com o banimento de Gabriel Jesus, entre eles a lenda sueca Olof “olofmeister” Kajbjer Gustafsson, a organização dinamarquesa Heroic e a equipe brasileira da Imperial.
AJUDA NOSSO MONSTRO @CounterStrike
— Imperial Sportsbet.io (@imperialesports) January 22, 2024
help the guy @CounterStrike
— olofmeister (@olofmeister) January 22, 2024
@CounterStrike free him
— HEROIC (@heroicgg) January 22, 2024