A condenável aposta da iBUYPOWER

Para quem começou a jogar ou acompanhar o Counter-Strike há dois anos, talvez conheça pouco sobre a iBUYPOWER e o motivo de seu adesivo in-game ser tão raro e caro.

A Announcement Soon foi uma organização norte-americana que surgiu no dia 25 de outubro de 2013 e logo foi patrocinada pela iBUYPOWER. Apesar de ter equipes em outros esports, a que se destacou foi a de CS, tendo em seu primeiro elenco jogadores como Skadoodle (atualmente joga pela Cloud9), AZK (ex-jogador da Torqued), DaZeD (atua pela subtLe), AdreN (Mythic) e Anger (Mythic).

Um mês depois após surgir no cenário, a iBP foi convidada para o campeonato que comemorou os 10 anos da organização norte-americana Complexity, e ali começou a história. A equipe perdeu apenas um mapa durante o evento e se consagrou campeã, levando para a casa 6 mil dólares.

Após serem eliminados na fase de grupos da Dreamhack Winter 2013, a iBP voltou a vencer quando ganhou da gigante Titan de ScreaM e levou a ESEA Global Finals Season 15.

Elenco da IBuyPower durante a ESEA Season 15 Global Finals. Da esquerda para a direita: anger, DaZeD, Skadoodle, adreN e AZK (Foto: HLTV.org)

Em mais um major decepcionante, a iBP precisou mudar algumas peças do time. Os escolhidos para deixar o time foram Adren e Anger, que deram lugar ao canadense Joshua “steel” Nissan e a promessa norte-americana Braxton “swag” Pierce.

A troca deu certo. A equipe venceu todos os 6 campeonatos que participou, em especial a Caseking of the Hill 4, em que bateu a Natus Vincere na final. Se classificaram para mais um major, dessa vez o Cologne 2014, mas novamente eliminados na fase de grupos.

IBuyPowerCologne
IBuyPower no segundo dia da ESL Cologne 2014 (Foto: HLTV.org)

Logo após a precoce eliminação no major veio o escândalo. Na Season 5 da Liga Profissional CEVO, a Ibuypower jogou contra a NetcodeGuides.com de Tarik. A equipe favorita no confronto com 95% de chances de vitória, apostou contra eles mesmos no CS:GO Lounge e entregaram o jogo, que terminou em 16-4.

Levada como um boato, a história foi confirmada em 16 de janeiro de 2015 quando Richard Lewis apresentou várias evidências das apostas feitas nos nomes de Duc “cud” Pham e Derek “dboorN” Boorn. Essas informações foram confirmadas por Courtney Timpson, um funcionário do site em que foram feitos os lances.

A Valve esteve em silêncio até o dia 26 de janeiro de 2015, quando em seu fórum oficial, publicou uma nota nomeada “Integridade e Fair Play” que anunciava o banimento dos jogadores envolvidos no escândalo e orientava as organizações à proibirem os mesmos de jogar em suas ligas. Novamente, a Valve publicou sobre o assunto um ano depois em outra nota, esclarecendo que o banimento é permanente e retirando a punição de Tyler “Skadoodle” Latham, que provou não ter participado do esquema e não ter recebido nada do lucro.

Um ano se passou e em julho de 2017, a ESL, junto com a ESEA, decidiu retirar a proibição dos envolvidos para participarem de suas ligas. A decisão foi muito elogiada por analistas e outras pessoas importantes no cenário. Dois meses após a decisão da ESL, a Dreamhack por forte influência dos elogios dirigidos à organização alemã, também retirou o banimento dos ex-iBP.

O fato de nunca ter alcançado os playoffs de um major, não tirou da iBuyPower a esperança norte-americana de uma equipe campeã. Com jogadores talentosos e um coletivo de se invejar, o grupo teve sua história interrompida por uma escolha infeliz e ambiciosa.

A crescente do Counter-Strike, com campeonatos de alta premiação, pode influenciar no pensamento de refazer o esquema aplicado pelos norte-americanos. A severidade da punição aplicada pela Valve à organização iBP e aos jogadores envolvidos, deixa uma mensagem de que qualquer manipulação de resultados não será tolerada, o que inibe qualquer tipo de esquema futuro.

A pergunta que fica: por que os colecionáveis da iBP são tão caros?

ibuypower
Adesivo da IBuyPower in-game (Foto: Reddit)

O mercado de jogos em 2014 era relativamente pequeno. Skins eram de baixa relevância para os jogadores. Isso fez com que poucas pessoas adquirissem os adesivos da equipe, mais especificamente os de Katowice. Após o escândalo, que resultou na proibição da organização de retornar ao cenário, os poucos colantes adquiridos pela comunidade tiveram seu preço reajustado, o que fazem deles peças raras e absurdamente caras. Além disso, os “Kato 2014”, como são conhecidos, são os únicos adesivos em formato .png, ou seja, com plano de fundo transparente, tornando-os exclusivos em comparação aos acessórios de outros eventos.

Foto de capa: HLTV.org

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