A Associação de Jogadores Profissionais de CS:GO (CSPPA em inglês) se posicionou contra o replay da partida entre Ninjas in Pyjamas e Anonymo, que acontece nesta terça-feira (18), às 16:00h. Vale ressaltar que apenas o terceiro mapa, Mirage, será repetido.
A polêmica começou quando a Flashpoint anunciou no domingo (16) que a partida entre NIP e Anonymo seria refeita, com o time vencedor, Anonymo, podendo escolher jogar novamente os três mapas ou apenas o terceiro e último. O fato gerou uma chuva de críticas de jogadores profissionais e da comunidade, e logo o tópico começou a ser amplamente debatido nas redes sociais. Isso fez com que a Associação de Jogadores Profissionais de CS:GO tomasse uma posição.
+ CS:GO: MIBR vence Sharks e é campeão do CBCS Elite League 1
+ CS:GO: O PLANO perde para Extra Salt no Closed Qualifier do cs_summit 8
+ CS:GO: device diz que NIP está “5 passos à frente” da Astralis
Por meio de comunicado, a CSPPA informou que coletou dados sobre o jogo ocorrido no dia 14 e os apresentou aos jogadores e profissionais que compõe sua comissão. Após discussões intensas, a associação propôs soluções alternativas ao replay.
Regarding NiP vs Anonymo pic.twitter.com/qb1HIZpxWV
— Counter-Strike Professional Players’ Association (@CSPPAgg) May 18, 2021
A principal alternativa proposta seria de que a partida não fosse refeita e que a NIP fosse recompensada com pontos Regional Major Ranking (RMR). Segundo a associação, essa proposta foi aceita por todos os jogadores de ambas as equipes. Contudo a Flashpoint, organizadora do campeonato em questão, escolheu seguir o que continha em seu regulamento e optou pelo replay do terceiro mapa, a Mirage, decisão que descontentou o cenário mundial.
A argumentação da NIP para solicitar o replay foi de que seus jogadores sofreram com perdas de dados que fugiam do seu controle e responsabilidade. Ou seja, o problema estava nos servidores da Flashpoint. A organizadora recebeu dados da organização que comprovaram essa argumentação, fazendo com que optasse por refazer o terceiro mapa.
Por fim, a CSPPA afirmou ainda que é compreensível que a Flashpoint siga as regras do jeito que eles as entendem e interpretam.