Grande referência no que diz respeito a competições internacionais, a ESL registrou um crescimento de 150% na audiência de seus torneios. O levantamento feito mostra que os números de 2019 já superam os do ano anterior, mesmo com apenas sete meses.
Leia também
- a
Grande marco para os esports
A confirmação do crescimento de audiência nos esportes eletrônicos é algo positivo para o cenário. Além de reforçar a popularidade das competições e o fortalecimento do mesmo ao redor do mundo, também coloca os esports a frente das indústrias de cinema e música.
Nos primeiros quatro meses de 2019, a audiência dos torneios se deu por conta do grande sucesso feito na realização da IEM Katowice Major 2019, vencido pela Astralis. Ao longo dos dois finais de semana, foram registrados mais de 174 mil espectadores acompanhando do início até o título dinamarquês no CS:GO.
Em maio, estes números subiram cada vez mais com a realização da Intel Extreme Masters Sydney e da ESL One Birminghan, superando os números anteriores destas competições. Outro grande sucesso, a ESL One Cologne registrou um grande recorde de horas assistidas em um torneio não-major de CS:GO, e teve seus ingressos esgotados pelo quarto ano consecutivo.
Intel Gram Slam também entra para a história
Com apenas 63 dias, a Team Liquid conquistou a segunda temporada do Intel Gram Slam, que premia a organização que mais venceu competições dentro do circuito. Dentre os torneios, a equipe norte-americana conquistou a IEM Sydney, a DreamHack Masters Dallas, a ESL Pro League Season 9 e por fim a ESL One Cologne. Com o Gram Slam garantido, a Liquid faturou US$ 1.000.000.
Leo De Biase, CEO da ESL Brasil, comemorou o fato:
Os números provam o tamanho do mercado de esports, que já é maior que cinema e música juntos! E ainda tem um potencial de crescimento gigantesco nos próximos anos, atraindo cada vez mais novas marcas e públicos de outros segmentos