Casters se recusam a transmitir BLAST após parceria com a NEOM
A parceria da BLAST com a NEOM, cidade futurista que está sendo criada na Arábia Saudita, tem gerando diversas críticas da comunidade e parece ter afetado a equipe de transmissão dos eventos. Isso porque Vince Hill, Frankie Ward, Harry Russell e Hugo Bryon anunciaram que estão deixando o time de apresentadores após o patrocínio da empresa Saudita.
Por meio das redes sociais, o grupo de narradores e comentaristas da competição falaram abertamente sobre a decisão tomada pela BLAST. No Twitter, eles fizeram duras críticas à empresa e citaram o fracasso histórico de direitos humanos do governo da Arábia Saudita, além de abusos e tratamento desumano às pessoas do grupo LGBTQ+.
+VALORANT: FaZe Clan fecha elenco com ex-jogadores de Overwatch
+CS:GO: pashaBiceps é o mais novo streamer da Team Liquid
The BLAST x NEOM deal is an opportunity to educate ourselves so that we no longer work with people who would kill our friends.https://t.co/OY5lnFtcVK
— Frankie (@FrankieWard) August 5, 2020
“BLAST e NEOM é uma desgraça para a marca BLAST. Uma organização que conheço e é cheia de pessoas maravilhosas, talentosas e amorosas. Me junto aos meus amigos e colegas dizendo que não vou trabalhar com a BLAST enquanto esta parceria se mantiver”, disse Harry.
Única mulher na equipe de casters da BLAST, Frankie Ward foi dura nas palavras, dizendo que o acordo é “uma oportunidade de nos educar para que não trabalhemos mais com pessoas que matariam nossos amigos”.
Been off Twitter for a good while.
Blast x NEOM is a disgrace to the Blast brand, an organisation I know is filled with wonderful, talented & loving individuals.
The idea that this could be “silenced” through ignoring it is not a standard or precedent that should be set either.
— JustHarry (@JustHarryGG) August 5, 2020
“Lamento àqueles que se decepcionaram no passado pelas minhas escolhas de trabalho. Então, agora, vou olhar para frente, ser melhor e fazer as escolhas certas”, finalizou Frankie Ward no Twitter.
LEC rompe parceria e acusações da ONU
Além da BLAST, a League of Legends Championship Series da Europa (LEC) também havia anunciado parceria com a NEOM. No entanto, após sofrer duras críticas da comunidade, a liga revelou que estaria rompendo o acordo. O fato aconteceu apenas 15 horas depois de revelar o patrocínio da cidade.
De acordo com o jornal The Guardian, a Arábia Saudita enfrenta diversas acusações da ONU. Entre elas a de violar os direitos humanos das comunidades vizinhas ao local do NEOM. Isso porque o governo Saudita teria destruído diversas cidades e expulsado os moradores das terras para que o projeto fosse realizado.
Outro ponto levantado pela ONU é que a Arábia Saudita estaria reprimindo violentamente e assassinando os principais líderes de protestos contra o NEOM.
Que piada! Mas isso era esperado. Típicos lacreiros falsos moralistas. Com certeza serão substituídos por melhores profissionais.