Hoje (28) foi o dia da grande final do ELEAGUE Major Boston. Os europeus da FaZe Clan enfrentaram os norte-americanos da Cloud9 na Agganis Arena, dentro da Universidade de Boston. O prêmio em jogo era de 500 mil dólares, além do almejado status de Campeão do Major.
A C9 vinha de vitória sobre os brasileiros da SK Gaming. Já a FaZe, bateu a Natus Vincere na primeira semifinal de ontem (27). Os mapas escolhidos para a MD3 (melhor 3 de mapas) foram Mirage, pick da Cloud9, Overpass, pick da FaZe, e Inferno sobrou como desempate.
Mirage
Embalados pela torcida, a Cloud9 começou Mirage a mil por hora, abrindo rapidamente uma vantagem de 8 a 1. Porém, aos poucos a FaZe foi voltando para o jogo e a primeira metade ficaria em 9 a 6 a favor dos norte-americanos, que estavam de TR.
Jogando de CT, novamente a C9 teve um bom começo, quebrando a economia da FaZe e abrindo 12 a 7 no placar. Os europeus, no entanto, se recuperaram e embalaram 8 rounds em sequência, para chegar ao matchpoint em 15 a 12.
Após uma breve resistência da equipe norte-americana, a FaZe Clan conseguiu vencer o mapa na última rodada por 16 a 14.
Overpass
Precisando desesperadamente da vitória, os americanos vieram com “sangue nos olhos” e anularam completamente o TR da FaZe na primeira metade. Impondo um bom volume de jogo, a Cloud9 conseguia rapidamente as opening kills e apenas administrava o restante do ponto. Os norte-americanos não deram chances aos europeus e fecharam o primeiro half em 12 a 3.
Em uma tentativa de comeback, o time europeu iniciou uma boa reação de CT e chegou a pressionar a C9, salvando diversos map points. Mas no final, a desvantagem era muito grande e a FaZe acabou perdendo por 16 a 10.
Inferno
No mapa decisivo da final, tivemos a Inferno como palco. A Cloud9 começou o primeiro half muito bem, abrindo boa vantagem atuando do lado TR. Porém, a FaZe acordou na partida e garantiu uma excelente sequência de pontos. Com final apertado, os europeus viraram a primeira metade na frente, vencendo por 8 a 7.
A segunda metade se iniciou com a disputa em aberto. Tendo melhor aproveitamento de TR, o esquadrão da FaZe ia abrindo boa vantagem no placar, se aproximando cada vez mais do título. A um ponto de perder o campeonato, a Cloud9 foi valente, e com extrema frieza, levou o confronto para o overtime.
Mantendo o ritmo do final do segundo half, a equipe americana encaixou uma defesa perfeita e garantiu os 3 pontos do lado CT, ficando a um ponto da conquista inédita. Indo para o tudo ou nada, o time europeu se salvou nos segundos finais e garantiu una nova prorrogação.
Conseguindo encaixar dois pontos do lado TR, a C9 colocou pressão na FaZe, que se viu na obrigação de garantir mais pontos na troca de lados. De CT, o time norte-americano segurou a pressão e garantiu o título, vencendo a partida por 22 a 19.
Após a entrada de tarik e RUSH, tivemos a oportunidade de ver a Cloud9 com uma nova cara. Apesar de não terem conquistado nenhum título impactante em 2017, o time evoluiu e amadureceu em conjunto, mostrando um jogo agressivo e bonito, fazendo por merecer o título de campeão do Major.
Com essa conquista, podemos esperar um cenário norte-americano ainda mais competitivo, com grandes duelos e equipes em destaque no cenário internacional.
Cloud9 merecia ganhar. Além de nunca ter tido um título desses, precisava destruir a Faze, que foi construída pra derrubar a SK. Achei pouco!