A grande final do Intel Extreme Masters Katowice, torneio que ocorre na Polônia, se deu entre a FaZe Clan, que venceu a Astralis nas semifinais, e os suecos da fnatic, que bateram os norte-americanos da Liquid, em um duelo MD5.

Cache
A FaZe optou pela Cache. Começando do lado terrorista, a equipe não dava chances aos suecos, sendo agressiva e garantindo um excelente controle de mapa. Com a defesa da fnatic fragilizada, ficou fácil para a FaZe vencer a primeira metade por 11 a 4.
De CT, o time de estrelas europeias manteve a frieza e controlou a segunda metade com tranquilidade, sem dar oportunidades para uma recuperação sueca. Vitória da FaZe por 16 a 5.
O destaque do primeiro mapa foi rain, que terminou com 23 abates e um rating de 1.83.

Inferno
A Inferno foi o mapa de escolha do quinteto sueco. Jogando como CT, a FaZe Clan começou com uma postura dominante, frustrando com facilidade os avanços da fnatic. Conseguindo finalmente quebrar as defesas do misto europeu, a fnatic garantiu 4 rounds em sequência, mas ainda assim terminou a primeira metade atrás do placar, perdendo por 9 a 6.
Começando o segundo half em aberto, pudemos ver ambas as equipes em busca do primeiro kill. Com um jogo agressivo e bem trabalhado defensivamente, a fnatic controlava muito bem os avanços da FaZe, que se complicava no placar. Apesar de chegar ao map point, os suecos acabaram desperdiçando as oportunidades e o tempo regular de jogo terminou empatado em 15 a 15.
Buscando empatar a série, a equipe sueca teve trabalho, mas conseguiu liquidar o mapa na segunda prorrogação, vencendo por 22 a 20.
Mesmo perdendo, olofmeister foi o destaque do segundo mapa, com 25 abates e um dano médio por round de 75.2.
Overpass
No terceiro mapa da decisão, a equipe sueca começou abrindo uma boa vantagem inicial, dominando a FaZe. Porém, a resposta de karrigan e companhia foi rápida, deixando o jogo parelho e o placar com a vantagem mínima de 8 a 7 em favor da fnatic.
Atuando como terrorista, os suecos mostraram fizeram uma atuação surpreendente, esmagando as defesas a FaZe. Em um excelente trabalho em conjunto e fazendo avanços fatais, a equipe assegurou a vitória por 16 a 7, não deixando o misto europeu pontuar sequer uma vez de CT.
Com atuação de gala, e com direito a facada em NiKo, flusha foi o melhor jogador da Overpass, com 25 abates e um rating de 1.72.

Mirage
O palco do quarto confronto da final foi a Mirage. Começando de CT, a FaZe foi arrasadora e dominou as ações defensivas. O misto europeu construiu aos poucos uma larga vantagem, que terminaria em 11 a 4 na primeira parcial.
De TR, a equipe começou vencendo o pistol e o round seguinte, mas a fnatic aos poucos ia esboçando um possível comeback. Após perder 7 rounds seguidos, a FaZe finalmente pôs um fim ao ímpeto sueco, conquistou 3 pontos em sequência e garantiu a vitória por 16 a 11, levando a final ao quinto e decisivo mapa.
NiKo se sobressaiu no mapa, obtendo o maior número de kills e dano por round entre os dois times, com 29 e 101.6, respectivamente.
Train
No mapa decisivo, tivemos uma primeira metade bem disputada entre as equipes, com trocas constantes de rounds. Atuando de TR, a FaZe iniciou uma forte pressão sobre as defesas da fnatic, porém os suecos reagiram e devolveram na mesma moeda, complicando a economia do misto europeu. O jogo ficou tenso e ambas as equipes faziam de tudo para garantir a vitória parcial. Melhor para a FaZe, que venceu a parcial por 8 a 7.
Na troca de lados, o jogo continuou intenso. Mesmo perdendo os rounds iniciais, a fnatic conseguiu, logo em seguida, uma boa sequência de 6 rounds para virar a partida em 13 a 10, ficando a 3 pontos do título. No entanto, o time do capitão karrigan reagiria e chegaria ao matchpoint em 15 a 14. No último round do tempo regular, flusha garantiu um belo clutch 1×2 para levar a partida à prorrogação.
O tempo extra continuou no mesmo ritmo de todo o confronto, com as rodadas sendo disputados até o último segundo. Após o empate em 17 a 17, a fnatic finalmente encaixou uma sequência de 2 rounds como CT, fechando a partida em 19 a 17 e a série 3 a 2.
🏆 C H A M P I O N S 🏆#IEM pic.twitter.com/VyZlgNUDNt
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) March 4, 2018
Este é o primeiro título da organização em 2 anos. A última vez que os suecos ergueram um troféu de campeão foi exatamente neste mesmo torneio, em 2016.
Está escrito “Flusha vem sendo um dos destaques da Nip […]”. 😉
Consertado Guilherme! Muito obrigado.