As finais MD5 estão com seus dias contados. Após os times entrarem em consenso na V4 Future Sports Festival e optarem por mudar a final de MD5 para MD3, a Associação Profissional de Atletas Eletrônicos (APAE) entrou com um pedido em diversas organizações de esports para acabarem com o formato em suas finais presenciais. O motivo é que as decisões deste tipo, que podem chegar a até 7 horas de disputa, prejudicam a saúde dos jogadores, dos narradores e principalmente dos jornalistas que cobrem os torneios.
Para substituir o padrão MD5, a associação sugere uma mudança para MD1. O formato mais curto é para dar mais emoção aos torneios e também facilitar a penetração dos esports na TV tradicional. “Reduzindo o tempo de transmissão, aumenta as chances dos jogos eletrônicos conseguirem um espaço nas emissoras.” – disse Matheus Scalise, vice-presidente da APAE.
Pablo “xrm” Oliveira, narrador profissional de CS:GO, comentou sobre a mudança:
“Muito melhor para nós (narradores). Transmitir um jogo de CS por 7 horas seguidas estava me deixando rouco.”
Karrigan, IGL da FaZe, também se mostrou satisfeito com o novo formato das finais.
“É a chance da FaZe finalmente ganhar um campeonato. Obrigado APAE.”
Já Snax, da Virtus.pro, se disse incomodado com o pedido e espera que a associação reveja sua posição.
“Me incomoda muito essa mudança. Senão ganharmos pelo cansaço, como seremos campeões de novo? MD5 é o melhor formato e mostra realmente qual o time melhor adaptado à todas as condições. CS também é prova de resistência.”
S1mple, um dos destaques da NaVi, se mostrou indiferente à situação.
“MD3, MD5, MD1, tanto faz… Nós nunca chegamos em uma final mesmo.”
MD1 uma final po qlqr time vai ganhar se a tv que e-sports ela q se contente com md3 e md5 todo mundo sabe que a tv vai falir em uns 20 a 40 anos msm