A ESL anunciou hoje (18) que a ESL Pro League virá reformulada para o ano 2019. Começando em 12 de abril, a liga deixará de ser online para as regiões da Europa e das Américas e passará a ter confrontos presenciais, nos estúdios da companhia.
Segundo a empresa, a mudança foi feita para melhorar o ecossistema do CS:GO e evitar a saturação de jogos. O novo formato foi feito em comum acordo entre a ESL, os times e a WESA (World Esports Associations).
A fase inicial da EPL também sofreu alterações. As equipes agora serão divididas em 4 grupos de 4, com os cabeças de chave sendo definidos pela ranking mundial da ESL.
Na Europa e nas Américas, os vencedores de cada grupo garantem vaga direto para as finais, enquanto os segundos e terceiros colocados lutarão pelo restante das vagas em uma segunda fase. Ao todo, são 8 para os europeus e 6 para o continente americano.
Na região da Ásia-Pacífico, onde as partidas permanecerão online, os dois primeiros lugares de cada grupo avançam para a próxima fase onde disputarão 2 vagas para as finais.
A região LATAM, onde encontra-se os times que atuam no Brasil e na América do Sul, terá um grupo separado dentro das Américas. Uma equipe deste grupo ganha vaga direto para as finais, enquanto o segundo e terceiro colocados vão para a segunda fase, onde serão confrontados com elencos norte-americanos.
O funcionamento da “Relegation”, repescagem para os últimos colocados, não foi anunciado.
