É com muito orgulho que o Notícias CS:GO anuncia a sua nova parceria junto ao YouTuber e analista Abu! Desta nova união, está surgindo a seção Dicas, totalmente dedicada a vídeos que ensinam as melhores práticas e jogadas para as partidas competitivas.
Para quem não conhece, Abu é um dos melhores YouTubers brasileiros de CS:GO. O seu canal conta com conteúdo semanal e ensina jogadas, movimentações e uso de granadas utilizadas no mais alto nível do competitivo mundial.
Tivemos a oportunidade de conversar um pouco com o Abu e saber um pouco mais sobre o seu trabalho e sobre o cenário competitivo de Counter-Strike.
Grande Abu! Explica pro pessoal quem você é o que faz além do CS.
Fala! Bom, meu nome é José Carlos, tenho 29 anos e moro em São Paulo. Sou formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalho como designer gráfico.
E o que o CS representa para você?
O CS foi amor à primeira vista! Me apaixonei por ele em 2003 e, logo de cara, quando coloquei a mão no mouse e dei os meus primeiros tiros na dust2, numa na Lan House da Mooca chamada Alien Internet Games, senti que aquilo um dia mudaria a minha vida completamente e seria algo muito grandioso.
Eu simplesmente amo esse jogo e me emociono em falar dele. Embora eu não seja um jogador multi-campeão, eu vivi momentos inesquecíveis que levarei para o resto da minha vida. Aprendi tanto com o CS que eu poderia passar o dia inteiro falando sobre as coisas que ele me ensinou como liderança, disciplina, trabalho em equipe e o desejo de se superar todos os dias para ser melhor em algo que você ama, seja dentro ou fora do jogo.
Por que dar dicas de competição? Você acha que faltam mais materiais deste tipo no Brasil?
O que sempre me atraiu nesse jogo foi a parte tática. Pra mim é o que torna o CS um jogo especial e diferente de todos os jogos de FPS do mundo. Eu dou essas dicas porque eu amo ajudar as pessoas e gostaria de ser reconhecido por ser um cara que entende do jogo e que busca sempre evoluir ao máximo.
Não acho que falte material de dicas de CS:GO, pelo contrário, acho que está até saturado, mas não de coisas boas e sim de porcarias de gente que não sabe o que está falando, que nunca vivenciou o game e só faz vídeos para ficar famosinho no YouTube.
Soltou o verbo! E por que você acha que o seu material ajuda mais o pessoal?
Os meus vídeos podem ajudar no desenvolvimento individual e também a incentivar essa nova geração a ter um time e se se tornar um jogador competitivo. O que fará com que o nosso cenário fique cada vez maior, mais forte e atrativo para grandes marcas investidores.
O meu canal é o lugar certo para quem deseja evoluir verdadeiramente nesse jogo com rapidez e inteligência. Eu não ensino porcaria, eu pesquiso e penso em fazer vídeos que ajudem a galera a começar a evoluir no jogo.
E sobre o cenário internacional, você tem ídolos no CS? Se tem, quais são?
Com certeza, FalleN, e os ex-jogadores g3x-Gaules e mibr-KIKOOOO. Todos capitães de suas equipes, com o mesmo perfil vencedor, extremamente inteligentes, dedicados e com uma incrível força de espírito e motivação. Os três impactaram diretamente na mudança do nosso cenário e com certeza devemos muito a eles.
Fora isso, é como sempre digo, é fácil você arrumar quatro jogadores para matar, o difícil é achar um cara inteligente para te levar para o caminho da vitória. É por isso que muitos jogadores bons, mas que são vaidosos, não conseguem nada, mesmo que troquem a lineup mil vezes.
Isso é verdade. Inclusive o Gio comentou algo parecido na entrevista dele. Pegando esse gancho, se você pudesse mudar alguma coisa do cenário competitivo hoje, o que mudaria?
Eu mudaria algumas coisas na GamersClub, mesmo sabendo que eles são com certeza a empresa que mais ajuda o nosso cenário. Acredito que os campeonatos dá GC tem uma frequência muito alta e que isso a longo prazo não é bom. Acho que se os times tiverem mais tempo para se preparar, o cenário ficaria muito mais forte competitivamente e criaríamos uma expectativa maior para o show. Sem falar que aumentariam a qualidade das transmissões e trariam coisas novas e interessantes durante as finais como debates, entrevistas, convidados, mesa tática e por aí vai.
Na minha opinião as Ligas da GC deveriam ser trimestrais, isso ajudaria por exemplo um time que está na liga PRO conquistar um patrocínio por estar entre os melhores times do país. Além disso, deveriam criar um ranking online e também offline para os times, para apresentarem para os possíveis patrocinadores.