A FURIA encerrou a temporada competitiva como o melhor time brasileiro no cenário profissional de CS:GO, de acordo com o ranking do site HLTV. Apesar de ter ficado de fora do top 10, a equipe brasileira terminou quase lá, em 11º, depois de subir uma posição se comparado com a posição da última semana.
+ CS:GO: FalleN teve pior rating 2.0 da carreira em 2021
+ CS:GO: Team Liquid confirma contratação de oSee
A última atualização do ranking no ano também reiterou a Natus Vincere na primeira posição de maneira isolada. O quinteto do CIS está do topo da lista desde o dia 19 de julho, logo após ter vencido o IEM Cologne. De lá para cá, a equipe criou um domínio absoluto no cenário de Counter-Strike, vencendo os quatro principais torneios do fim da temporada, incluindo o PGL Major de Estocolmo.
Já a FURIA, com um ano menos vencedor do que 2020, conseguiu fazer boas apresentações em eventos como o cs_summit 8 e a ESL Pro League Season 13, chegando na final e na semifinal destes eventos, respectivamente. Além disso, brilhou com os títulos do Elisa Invitational Summer e do IEM Fall da América do Norte.
GODSENT e paiN Gaming, por sua vez, aparecem logo atrás da FURIA no ranking. Na décima sexta e na vigésima oitava posição, respectivamente, cada um ganhou uma colocação se comparado com o ranking da semana passada.
O quinteto liderado por Epitácio “TACO” de Melo surge como a grande esperança para o Brasil na próxima temporada. Desde a chegada dos brasileiros, em janeiro deste ano, a equipe conseguiu garantir triunfos em eventos como ESEA Cash Cup, Mythic Spring Cup e DreamHack Open da América do Norte de setembro, além da classificação para o PGL Major de Estocolmo.

Cumprindo a primeira temporada completa na América do Norte, a paiN conseguiu se destacar em diversos torneios da região neste ano. Contudo, os brasileiro acabaram parando por diversas vezes para a Extra Salt, como nas finais dos torneios VENN Invitational Spring, DreamHack Open NA de março e ESL Challenger da DH Anaheim.
Apesar disso, eles conseguiram garantir a DreamHack Open NA de janeiro, além da ESEA Cash Cup e da Fragadelphia Invitational Fall 2021. Mas, um dos maiores feitos da paiN neste ano foi mesmo a ida para o PGL Major Stockholm 2021, onde acabou caindo ainda na primeira fase.
Assim, a sensação é que para 2022, os brasileiros podem podem ir ainda mais longe e vencer mais títulos do que este ano.
Confira abaixo como terminou o top 30 da HLTV:
- Natus Vincere
- Gambit
- Team Vitality
- G2 Esports
- Heroic
- Ninjas in Pyjamas
- Virtus.pro
- Astralis
- FaZe Clan
- Entropiq
- FURIA
- Fnatic
- Copenhagen Flames
- BIG
- ENCE
- GODSENT
- OG
- MOUZ
- Movistar Riders
- Sprout
- Extra Salt
- ECSTATIC
- forZe
- K23
- BLINK
- Eternal Fire
- DBL Poney
- paiN Gaming
- GamerLegion
- MAD Lions