Após anunciarmos a nova divisão feminina de CS:GO do Santos e-Sports, tivemos a imensa satisfação de receber duas jogadoras do elenco para um pequeno bate-papo, são elas: Tainara “nara” Torres (a capitã da equipe) e Lara “Goddess” Baceiredo.
Primeiramente, muito obrigado pela entrevista meninas. Para que a comunidade conheça vocês um pouco melhor, como começou o interesse pelo CS:GO?
Nara: Meu interesse pelo CS começou há muito tempo, quando eu tinha 14 anos. Na época, CS era um auge e todos os meninos da escola jogavam, e o irmão de uma das minhas amigas jogava e nos passou o jogo e começamos a jogar. Montamos um time só de meninas e começamos a jogar contra os times que tinham na escola, e nós sempre ganhávamos! Conclusão: ficamos conhecidas, pois na escola inteira só nós 5 meninas jogavam e eu comecei a me interessar cada vez mais pelo game. A partir daí passei por alguns times Brave E-Sports, Progaming E-Sports, e 2kill Gaming até chegar no meu atual time, Select.
Goddess: Comecei a jogar CS:GO em 2014, mas somente em 2016 decidi entrar pro competitivo. Passei por alguns times como Viex e Sulkings e acabei me destacando jogando as Ligas Femininas da Gamers Club. Assim, acabei me tornando mais conhecida nesse meio e recebi a proposta de atuar como jogadora profissional.
De que forma vocês todas se conheceram?
Nara: Conheci as meninas pelas redes sociais e jogando campeonatos.
Goddess: Eu conheci a Smile e a Iza de um time que jogamos juntas, já a Nara e a Lê, apesar de nunca ter jogado com elas, eu as conhecia de nome por serem jogadoras e participarem dos campeonatos.
Qual a expectativa com a oportunidade que foi dada a vocês junto ao Santos e-Sports?
Nara: Eu sempre quis poder viver do game e é isso que o Santos está nos proporcionando, a realização de um sonho. Poder me dedicar somente ao game é algo surreal. A expectativa é ser o melhor time do Brasil e poder mostrar nosso potencial.
Goddess: A expectativa de trabalhar com o Santos é alta. Muitas jogadoras querem atuar profissionalmente e poder concretizar esse sonho ao lado de um clube tão grande e importante no Brasil. É uma experiência incrível! Acredito que com toda a estrutura disponibilizada, conseguiremos evoluir o suficiente pra estar no topo.
Como está sendo a rotina de treinos de vocês e como cada uma está lidando com essa nova rotina?
Nara: Nossa rotina de treinos é intensa e compreende quase toda a semana. Sim, é bem puxado, mas acreditamos que com dedicação e esforço conquistaremos nossos objetivos. Nada vem fácil, tudo na vida é com lutas e cada uma está lidando da melhor forma possível, afinal, é o nosso sonho!
Goddess: Nossa rotina é puxada, mas necessária. Treinamos diariamente com um grande volume de horas que são divididas entre tipos de treino diferentes. Eu costumava passar muitas horas no computador antes, então pra mim não foi algo de difícil adaptação, ainda mais tendo como filosofia que atletas de alto nível treinam em alto nível e numa quantidade de horas maior do que a maioria dos outros times e atletas, então, acredito que estamos no caminho certo.
De que forma a experiência do Coach Sllayer, que já trabalhou com jogadores consagrados como Horvy, Vini, Coldzera e Taco, tem somado no jogo de cada uma de vocês?
Nara: O Sllayer é uma pessoa muito inteligente e calma, ele tem ajudado muito nosso time com seu conhecimento sobre o game. Ele agrega muito ao time e ajuda cada player da melhor forma, nos dando maneiras de evoluir cada vez mais sendo em time ou na evolução pessoal.
Goddess: O Sllayer tem muita experiência como coach e treinou jogadores que todos admiramos, como Horvy, Coldzera, Taco… Posso dizer que eu confio totalmente no trabalho dele. Nesses poucos meses que estamos trabalhando juntos, notei uma diferença absurda no meu jogo. Todo dia aprendo algo novo com ele e o admiro muito pela paixão e força de vontade que ele tem em fazer parte disso.
Vocês acham que o cenário feminino de CS está recebendo o devido espaço?
Nara: Como já estou no cenário há muito tempo, posso dizer que hoje ele é bem mais reconhecido do que há 3 anos. Ainda faltam mais campeonatos, mas do que era para o que é hoje, não podemos reclamar.
Goddess: Acredito que depois de alguns anos estagnado, o cenário feminino finalmente saiu do zero. Hoje temos alguns campeonatos acontecendo mensalmente e anualmente, temos premiações melhores do que as do passado e estamos sendo mais aceita dentro dos jogos também.
Além da BGC, quais os próximos campeonatos que vocês poderão ser vistas em ação?
Nara: Liga Neon, Liga ESEA, ligas femininas e amadoras da Gamers Club, qualificatórios pra campeonatos internacionais e qualquer outro campeonato novo que apareça.
Goddess: Estaremos presente também na Liga Neon, nas Ligas Feminina e Amadora da Gamers Club, campeonatos mistos da ESEA, qualificatórios para campeonatos internacionais e todo campeonato novo que surgir por aí!
Estamos chegando ao final da nossa entrevista, gostaria de agradecer a vocês Goddess e Nara pelo encontro e deixar as portas da NCSGO sempre abertas ao time. Deixo agora o espaço livre para vocês, gostariam de fazer algum agradecimento, pedido ou sugestão?
Nara: Agradeço a vocês da NCSGO pelo contato e por querer conhecer mais sobre nosso time, sempre que quiserem estaremos a disposição para responder qualquer dúvida. E é isso, torçam por nós! #GOSANTOS.
Goddess: Gostaria de agradecer à equipe do NCSGO por terem nos procurado e se interessado pelo nosso trabalho e à equipe do Santos que está dando todo apoio à nós. Trabalhar com eles e com minhas companheiras de time está sendo incrível. Aguardem por boas campanhas nossas e possíveis títulos! Vamos, Nação Santista!