Richard Lewis critica IEM Rio Major: “Foi um evento feito para o Gaules”

Richard Lewis
Foto: Stephanie Lindgren/PGL

O comentarista Richard Lewis não poupou palavras para criticar o IEM Rio Major e as decisões da ESL sobre o evento. Segundo o britânico, em um novo artigo escrito para o site Dexerto, o principal torneio da temporada foi “refém” do Gaules.

“Este foi praticamente um evento para os brasileiros conhecerem e interagirem com o Gaules. Que evento foi, não importa. Não importava que era um Major de CS:GO. Podia ser qualquer jogo com times brasileiros competindo que o resultado seria o mesmo. Nosso campeonato mundial ficou em segundo plano para a Fan Fest do Gaules”, afirmou Lewis.

anúncio betboomanúncio betboom
Jeunesse Arena durante o Major (Foto: Reprodução/PGL)

De fato, em diversos momentos do Champions Stage, a Fan Fest estava mais cheia que arena, principalmente quando não tinha times queridos dos brasileiros jogando. Contudo, vale ressaltar que haviam diversas atrações no espaço destinado aos torcedores, como competições de Guitar Hero no stand da Vitality, cabine de fotos na tenda ESL e as lojas da FURIA e Fallen Store.

Para os torcedores, o IEM Rio Major foi um sucesso e um evento inesquecível, com muito a se fazer além do CS:GO. Contudo, para os espectadores que viram arquibancadas vazias em jogos importantes — como na semifinal entre MOUZ e Outsiders — pode ter soado diferente. Este ponto, inclusive, é debatido por Richard Lewis em sua crônica.

“Tenho que acreditar que a Fan Fest foi parte de um compromisso prévio, porque essa ideia é mais do que estúpida. Você coloca o maior influenciador de esports na parte de fora da arena ao lado de uma barraca de cerveja, com um telão gigante mostrando o jogo e com uma visão melhor do que em partes da arena. Além disso, os ingressos eram mais baratos. O que a ESL esperava que fosse acontecer?”, indagou o jornalista.

Lewis também criticou o fato de Gaules publicamente questionar a ESL sobre o raio-x sendo retirado das transmissões na arena, a fim de assegurar a integridade do jogo. Para o comentarista, essa atitude resultaria em uma demissão imediata para qualquer outra pessoa, exceto para o streamer.

“Claro, você não pode demitir Gaules no Brasil em um evento que tem uma área dedicada a ele e que as pessoas pagaram ingressos para isso. Você não pode nem sancioná-lo verbalmente, porque se ele for ao microfone e disser isso, você terá problemas. Tornar alguém assim a cara e a voz do seu produto é insanidade, mas é visto como o caminho para alcançar o coração e a mente dos fãs brasileiros e seus números enormes de audiência. Então, não seria surpresa se os executivos da ESL, na verdade, fossem pedir desculpa a ele por suas transgressões”, escreveu.

O jornalista também questionou o uso de duas frases que ficaram bastante populares durante o IEM Rio Major: “Eles nunca vão entender” e “Isso aqui vai virar o inferno”. Para Lewis, a primeira aliena os fãs brasileiros do resto do mundo, além de promover a discordância não mais por times e sim por região, enquanto a segunda incentiva a violência — ele inclusive citou o caso da cuspida que teve contra um membro da NAVI.

“Por que, após prometer uma festa, querer transformar o torneio em um ‘inferno’ é além da minha compreensão. Para mim, isso ecoa como o slogan ‘bem-vindo ao inferno’, associado ao passado sombrio e violento do time de futebol Galatasaray, algo que não deveríamos nunca querer perto de nossas competições”, comentou.

Por fim, Lewis isenta os fãs de culpa e afirma que os problemas apresentados no Major são de responsabilidade da ESL e principalmente do Gaules.

“Entenda, eu não culpo os fãs. Eles foram apresentados com a escolha de apoiar o jogo que amam ou o influenciador que amam e fizeram as escolhas que queriam. […] Muito da culpa está nas mãos de Gaules. Ele tinha a maior plataforma de CS:GO e usou isso para dividir os fãs, incentivar o nacionalismo e se recusou a promover os outros times presentes. […] Nunca, novamente, este modelo pode servir a um Major que, não importa o que Gaules disser, é para todos”, finalizou.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários 44
  1. Nosso evento tinha mais publico que o dos caras (No stage), mesmo com boa parte do pessoal indo pra fanFEST… Sem contar que não é todo mundo que tem a grana necessária pra pagar a entrada no stage… Sem contar que o Gau foi o responsável por mais da metade de todo o publico que compareceu, se não é ele incentivando, e ter essa opção mais acessivel foi sensacional… Se tu não tem grana, tu vai num evento desses gringo e nem aproveita, aqui graças a esse “Evento feito para o Gaules” (Como ele mesmo chamou) até quem não conseguiria pagar pela entrada conseguiu aproveitar

  2. Eu comentei em uma publicação dele no twitter e ele me bloqueou kkkkk
    Gosta de criticar mas não gosta de críticas.
    Ele está querendo ganhar views com isso!!!

  3. Puts… o “isso aqui vai virar um inferno” é uma coisa usada em futebol sim, mas alguém se matou exemplo no jogo do Flamengo e Atl.MG? A questão de isso aqui vai virar um inferno é mais pra por pressão e fazer a torcida po. Foi mal mas tem coisas que pode até tentar forçar… mas não cola. É um canto muito usado em futebol… mas não é necessáriasmente pra forçar violencia… e sim pra por pressão e fazer uma torcida. E o “eles nucna vão entender” é uma coisa que o Gaules usa desde sempre… não foi pensado pro momento ali. É uma coisa de desde sempre do Gaules. Então sim… essa fala do Richards mostra que sim eles nunca vão entender… NUNCA!

  4. Esse entrevistado vulgo jornalista/comentarista. Se nao sabe oque significa as frases ditas pergunte, pq com toda certeza na esquipe do gaules tinha alguem que falava sua lingua, ja nao posso dizer ao contrario nao é mesmo. O cara vem pra um pais no qual ama cs e seus jogadores brasileiros, quer que idolatre todos os times? Pelo que vi em todos os jogos que tinha brasileiros ou nao eles torceram e vibraram. La fora voces fazem igual neh sim. Fan fest foi feita pro público que nao tinha muito dinheiro pra gasta, cerveja cultural do brasileiro se na sua cultura nao pode beber onde quer desculpe mas aqui nos comemoramos bebendo e muito. E por que eu iria fica com comentaristas em ingles que falam muito rapido e por negligência minha nao entendo, eu ficaria com os 3 cara que comento TODOS OS JOGOS TODOS OS DIAS na nossa lingua simples. Nao da pra entender esses maluco, foi um dos maiores majors do mundo e ele quer reclama que nao tinha gente nos jogos que pra ELE fazia sentido e nos nosso nao deveria ter ninguém?????? Reclama de boca cheia é foda em meu querido. O dia que for um major no seu pais com seus fans loucos pra poder ver de perto seu time voce vai entender.

  5. Concordo com algumas coisas que ele disse, essa frase “vocês nunca vão entender”. Mais atrapalha do que ajuda, no final você acaba afastando pessoas e patrocinadores que ainda não estão incluídos no mundo do esporte elétrico.
    O Major Rio não parecia que era um evento da ESL, parecia que o evento era do Gaulês. Boa parte do público deixava de lado os outros jogos dentro da arena, para ficar na Fan FEST bebendo, e vendo o Gaulês mais perto, o público não tem culpa disso e sim ESL por promover mais o Streamer do que os jogos.

    A maioria do público é meio alienado e não entende que nem o Gaulês e nem a ESL está preocupado com eles, hoje o Gaulês se tornou uma grande empresa de transmissão, que só pensa no dinheiro e em benefícios próprios. Mas eles esquecem que não conseguiram isso sozinho, Gaulês e Omelete TV pegam 100% da renda das transmissão, sendo que parte desse valor deveria ser repassado para os times, que é quem verdadeiramente faz o show para o público.
    Mas a culpa maior desse repasse é das organizações dos eventos de CS , e o Gaulês só se aproveita dessa brecha.

    1. Concordo plenamente com tudo que você disse, mas na parte dos direitos de transmissão os times e os jogadores do time tem que correr atrás também, por que se eles forem esperar o Gaulês e a equipe dele nada vai mudar,

  6. Só concordo com a cuspida… Que por sinal o gau mudou a postura e pediu aplausos na semi… Fora isso pareceu só dor de Cotuvelo de alguém que nunca vai entender

  7. Quando o “menor” faz algo muito mais relevante e impressionante que o “maior”, esse maior se sente ameaçado, só estou esperando o major em Paris, q os europeus vão ter q se reinventar de uma maneira jamais vista pra entregar algo semelhante oq foi visto no rio, mas como muitos já disseram: ELES NUNCA VÃO ENTENDER

  8. Único comentário possível é “eles NUNCA vão entender”!
    Claramente não entende nada do que queremos dizer com ‘isso aqui vai virar um inferno’ entre outros jargões brasileiros. Lastimável!
    O maior major de todos os tempos, isso aqui é Brasil!

  9. É exatamente por isso que: VOCÊS NUNCA VÃO ENTENDER, fez mais sentido do que nunca.

    Ter tido uma cuspida em alguém, seja lá em quem foi, quando foi, naoo era pra ter. Só que isso, não tem nada a ver com o evento, não tem a ver com as músicas cantadas, a falta de educação de uma pessoa não pode ser refletida para todas as outras.

    A gente se fode em tudo que é esporte em tudo que é lugar. Quando vem aqui na nossa casa e sente a pressão que a tribo passou, aí fica todo cheio de mimimi e passa mal.

    INVEJOSO DO CARALHO. FAZ UMA FESTA MAIOR, NO LUGAR DE CRITICAR A NOSSA.
    ACABOU O AMOR, ISSO AQUI VAI VIRAR UM INFERNO!

    Major Rio > Qualquer outro major da história até hoje.

  10. Q comentarista engraçado… Eles acham que td gira em torno deles, Eles nunca vão entender os brasileiros pq são arrogantes dms,FanFest Maior que o Major Chupaaaaaa

  11. Quer que não tenha fan fest na porta da arena? Pede pra porca da ESL mudar o site que vende os ingressos, arena vazia na reta final do campeonato? Fala com a ESL NAO LIBERAR VENDA DE INGRESSO PRA BOT QUE TAVA REVENDENDO INGRESSO A UM CUSTO RIDÍCULO. Patético esse cara, o gaulês fez o melhor para nós fãs e esse tal de Richard quer que a gente se foda e fique de casa assistindo e chupando o dedo enquanto só as 10mil pessoas que teve a condição de pagar um absurdo pelo ingresso PADRÃO

  12. ELES NUNCA VÃO ENTENDER. SE NÃO FOSSE O GAULES, o Major ia ter 50% do publico presencial, foi uma enorme e alegre festa para os brasileirinhos. Adorei ir e adorei a opção de ter um espaço além da arena, alguns momentos eu me sentia incomodado lá dentro e o lado de fora era uma ótima opção para continuar acompanhando com emoção.

  13. esse repórter, é e explica o motivo da frase ELES NUNCA VÃO ENTENDER. pura inveja. não entende o quão complexo é nossa linguagem e maneira de se expressar. existe algumas erros e devem ser corregidos. falar mal do gaulês o cara foi um monstro e liberdade de expressão for proibido devido a um erro de planejamento é óbvio que ele nao deve ser punido e sim aquele que deu espaço para haver a critica. todos sabemos dos problemas de call burrice da ESL nao fazer cabine acústica, arena vazia sim pq n tinha ingresso pra comprar e a fanfest teve, dentro nao tinha bebida e fora tinha. nós gostamos de festa de fazer a festa. coisas que óbvia que a ESL deveria proporcionar e gaulês teve a ideia e criatividade falha da ESL que se acomoda fazendo a msm coisa sempre. eles tem que expandir. Brasil mostrou que eles podem crescer e precisam de gandes mudanças para atrair mais pessoas! ELES NUNCA VÃO ENTENDER! defini mentes fechada e atrofiadas.

  14. Avisa a ele que, se não fosse o Gau e a tribo, o major não teria o público que teve e o sucesso de audiência que foi. Até minha esposa, que me via jogar e não entendia o jogo, foi comigo ver as partidas e se apaixonou pela atmosfera da torcida, dos times brasileiros e as partidas. Como diz o baixinho Romário, esse cara calado é um poeta.

  15. A mais pura verdade é que se não fosse o Gau e a tribo, o majors teria sido vazio e chato. 80% do povo que foi no evento, foi pela divulgação e influência dele. Ele aquece o cenário do cs no Brasil a anos e é graças a ele que tivemos esse evento no Brasil.

  16. Nacionalista? Nunca ninguém tinha gritado o nome do Jame na europa, e não foi só na final.. Todos jogadores elogiaram o evento. Mas parece que esse cara ficou com ciúmes.

  17. ELES NUNCA VÃO ENTENDER!

    Essa é grande verdade mostrada nesse artigo. Nós somos diferenciados sim, o CS Br é diferente sim.

    Br quando ganha muito num determinado mapa, eles até tiram do competitivo e vem me dizer que o CS é um só.

    Ele não sabe o q esses caras, hoje, muito conhecidos, enfrentaram pra estar num Camp internacional.
    Ele não faz ideia do que está falando.

    ISSO AQUI NÃO É Europa, ISSO AQUI É BRASIL!

  18. Os cara diminui todos os times br, em todos majors( de LoL, R6, Cs:GO até bolinha de gude) e reclama do gau recorrer a “nacionalização” sendo que o mesmo nunca fez isso? Gringo gosta de falar sobre oq não entende, é ama passar uma vergonha Mds…. O Gau é exemplo de pessoa e profissional, o cara faz de tudo pra ter uma transmissão de evento digna pra captação de novos adeptos, e os casters gringos ? O que fazem além de entrar bêbados em locais de eventos e arrumarem confusão e diminuir a turma da LATAM ????

    1. Fogo na inveja 🔥🔥🔥 “inveja desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia. Desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.” Espero que o Gau ignore esse cara vai ser tão gostoso.

  19. Esse cara só falo besteira. Ninguém é obrigado a ver todos os jogos. O cara nem conhece a história do Gau e de quantas vidas ele ajudou a mudar.
    E quando as frases: ” Eles nunca vai entender” e ” Acabou o amor isso aqui vai virar o inferno” ele não entendo o contexto.
    Resumindo, reportagem completamente idiota!

  20. Esse cana na sabe o que fala, pura inveja e falácias. GAULÊS bateu mais de 500mil transmissões simultânea em sua transmissão,a fan Fest do GAU lotou mais pq era mais barato e muita gente não tinha condições pra pagar o ingresso da arena. Outro ponto é que o brasileiro adora uma festa e farra, então na fan Fest tinha danone e na arena não tinha. Outro ponto, sobre “virar um inferno” é sobre a torcida brasileira fazer barulho e incomodar o time adversário psicologicamente. Maaaas em uma coisa ele tá certo…..NUNCA irão entender!
    #LaTriboneira

  21. o cara fala isso por que na verdade não sabe que tem pessoas que tem não tem grana para o ingresso é dado que é mais barato, fica acessível para alguns! Quer criticar e não sabe a real realidade. Não sei como os caras chegam a ter moral de falar algo. Por isso eles “nunca entenderam” e o vai virar um inferno tem nada a ver, cara viajado!!

    1. Tirando a parte do inferno, só verdades.
      Mandar os jogadores tomarem no redondo também foi muito ridículo e, se o “gaugau” tivesse o mínimo de senso de ridículo, pediria pra torcida não gritar isso. Mesmo se a torcida continuasse, ele teria feito sua parte.

  22. pura falácia, fan fest não cabia tanta gente quanto a arena, choveu quase todo dia, a pequena diferença era que lá tinha danone e na arena não. ai tu ve o canal da esl com 130mil pessoas no gaules 500, acho que a esl tem bons motivos pra da moral pro gaules né. ele deve ta dodói por causa do amigo que foi expulso do major por tretar com a equipe do gau

melhores cassinos online melhores cassinos online