Finalmente, após muito tempo de espera, a HLTV informou quais são os 20 jogadores que o site considera terem sido os melhores durante o ano de 2021. Ainda que os três melhores não tenham sido surpresa para muita gente, a lista contou com alguns nomes inesperados.
Pensando nisso, o The Clutch preparou uma matéria onde detalha a temporada de cada um dos 20 nomes que alcançaram o topo do CS:GO durante 2021. Confira.
#20 – Broky
Helvijs “broky” Saukants ainda é muito novo, mas com 20 anos já fez sua primeira aparição na lista mais badalada do CS:GO. Verdade seja dita, a temporada da FaZe Clan foi repleta de problemas fora dos servidores. Mas, onde os verdadeiros jogadores se mostram, broky brilhou.
O AWPer não mostrou timidez nos maiores campeonatos presenciais da temporada e chamou a atenção em um time que, em tese, tem Russel “Twistzz” Van Dulken com seu star player. Entretanto, o canadense pôde dividir o peso com o jovem broky, que não se acanhou.
A principal competição do jogador foi o IEM Cologne, quando o CS:GO retornou à LAN, e a Faze de broky surpreendeu todo mundo ao sair da má fase e conquistar o terceiro lugar do evento.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 150
- Diferença entre K/D: +332
- ADR: 73.8
- Rating: 1.10
#19 – EliGE
Se para alguns, o ranking de 2021 é uma grande conquista, para Jonathan “EliGE” Jablonowski representa um motivo para ficar atento. Isso porque é a quinta aparição consecutiva do jogador na lista, mas também a menor posição desde que apareceu pela primeira vez.
A verdade é que a Liquid tinha sim um time equilibrado, mas exatamente pelos anos anteriores, se alguém poderia ser chamado de star player da Cavalaria, este alguém seria EliGE. Logo, em uma temporada decepcionante da equipe, o mesmo pode se falar do desempenho individual do norte-americano.
Entretanto, para se ter ideia do nível de EliGE, mesmo em uma das suas piores temporadas recentes, o jogador ainda aparece na elite da modalidade. O motivo? Uma terceira colocação no IEM Katowice, além de atuações consistentes contra equipes do top 5.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 148
- Diferença entre K/D: +246
- ADR: 82.9
- Rating: 1.14
#18 – ropz
Não foi a melhor temporada da vida de Robin “ropz” Kool ou da MOUZ, mas se um jogador tentou ao máximo que a equipe triunfasse, este foi ropz. Ele foi o destaque absoluto da MOUZ, além de ser um dos principais responsáveis pela classificação do time para o PGL Major.
Com consistência, ropz apresentou um rating de 1.18 durante a temporada, além de ter se tornado a referência técnica da MOUZ após a saída de Finn “karrigan” Andersen. Aliás, o estoniano se destacou de tal forma que karrigan insistiu para se reencontrar com ele, e assim, ropz terá uma equipe melhor para demonstrar seu nível durante 2022, a FaZe Clan.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 155
- Diferença entre K/D: +382
- ADR: 80.3
- Rating: 1.18
#17 – Twistzz
Se broky foi uma surpresa para a FaZe nos principais torneios, Twistzz apenas justificou sua contratação. O canadense fez o que foi chamado para fazer: assumir a responsabilidade nas horas mais difíceis.
Twistzz possui o 6º maior rating do ano jogando do lado CT, além de ser responsável também pelo 14º maior rating nos eventos de elite. A consistência dele durante o ano inconsistente da FaZe Clan é o motivo de aparecer no top 20 da HLTV, e a expectativa é de um 2022 melhor ainda ao lado de ropz.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 145
- Diferença entre K/D: +384
- ADR: 77.2
- Rating: 1.13
#16 – stavn
Martin “stavn” Lund era considerado um dos leões do online com a Heroic. Destaque da equipe dinamarquesa durante a fase em que os torneios não aconteciam na LAN, ele também foi peça fundamental, ao lado de Casper “cadiaN” Møller, na conquista da ESL Pro League Season 13.
Muito se questionava sobre a Heroic quando chegasse a hora de se provar em torneios presenciais, e stavn mostrou que a equipe tem o necessário para ser representada fora do online também. O jogador foi o 18º melhor em rating durante eventos de elite em 2021, com apenas 19 anos.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 159
- Diferença entre K/D: +161
- ADR: 79.9
- Rating: 1.10
#15 – KSCERATO
Kaike “KSCERATO” Cerato é o único jogador brasileiro do top 20 HLTV e não está na lista a toa. KSCERATO foi o grande destaque da FURIA em 2021 e chamou a responsabilidade durante os principais eventos que a equipe disputou durante o ano.
Aliás, ele foi o quarto melhor jogador em rating quando jogando do lado Terrorista, ostentando um impressionante 1.17 de rating. Os números de KSCERATO impressionam ainda mais quando analisando apenas os eventos de elite, onde o jogador apresentou um rating de 1.20.
Vale ressaltar que em 2020, o rifler já tinha aparecido na lista da HLTV, mas em 18º. A expectativa dos brasileiros é que KSCERATO evolua ainda mais, juntamente com a FURIA.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 167
- Diferença entre K/D: +580
- ADR: 80.4
- Rating: 1.17
#14 – NAF
Keith “NAF” Markovic garantiu um 14º lugar mesmo com uma temporada abaixo das expectativas da Liquid. Isso porque ele é um dos melhores jogadores quando em situação de clutch, tendo vencido 53 rounds sendo o último da sua equipe vivo.
Além disso, um rating de 1.13 em grandes eventos demonstraram que, mesmo com resultados ruins da Cavalaria, NAF tentou evitar os desastres que aconteceram com a equipe de Gabriel “FalleN” Toledo durante a temporada.
Por fim, o jogador também foi peça-chave pelo terceiro lugar na IEM Cologne 2021, quando o CS:GO retornou ao formato presencial.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 148
- Diferença entre K/D: +432
- ADR: 80.1
- Rating: 1.14
#13 – blameF
Que a temporada da Complexity foi ruim, não se discute. A cereja do bolo foi a ausência da equipe no principal torneio da temporada, o PGL Major Stockholm 2021.
Entretanto, Benjamin “blameF” Bremer não pode ser colocado como o culpado pelos resultados ruins. O dinamarquês se destacou, e muito, pela Col. Os números dele são impressionantes, principalmente quando se observa que sua equipe não se destacou em momento nenhum no ano.
BlameF trouxe 66 rounds em situação de clutch. Além disso, em eventos de grande porte, ele ostentou um rating de 1.15. Para completar, contra times top 10, blameF apresentou um rating de 1.14, sem contar a performance monstruosa sempre que jogava de CT, com rating de 1.23.
A Astralis pode ser uma incógnita para 2022, mas a contratação de blameF não foi à toa.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 179
- Diferença entre K/D: +376
- ADR: 82.3
- Rating: 1.17
#12 huNter-
Se a G2 foi destaque em 2021 nos principais torneios, sendo inclusive finalista do PGL Major, os dois responsáveis por isso carregam o mesmo sobrenome. Nemanja “huNter-” Kovač é o primo sem grife, e talvez fique ofuscado por ser da mesma família que Nikola “NiKo” Kovač, mas merece respeito.
Isso porque o jogador apresentou uma temporada extremamente consistente e somente não foi destaque de grande parte das partidas importantes da G2 em 2021 por ser da equipe do terceiro melhor do mundo.
HuNter- se despede do ano com um rating 1.09 em partidas importantes, sendo o 10º melhor neste quesito. Além disso, ele foi o quinto melhor quando são analisados rounds com mais de uma eliminações – 19.1%.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 196
- Diferença entre K/D: +343
- ADR: 80.0
- Rating: 1.11
#11 – dev1ce
Ainda que apareça em uma respeitável 11ª colocação, essa é a primeira vez em que Nicolai “device” Reedtz não figura entre o top 10 desde que apareceu nas listas da HLTV. Reflexo de uma temporada onde ele não foi o mesmo.
Após optar sair da Astralis em abril, device se tornou a referência técnica e de experiência de uma equipe mais nova, além de estar longe do seu país – a Ninjas in Pyjamas é sueca. Mesmo entregando boas performances, o AWPer não encontrou o caminho dos títulos como aconteceu pela Astralis, pelo menos não ainda.
Entretanto, device ainda foi um excelente jogador pela NIP, apresentando um rating de impacto de 1.21. Além disso, ele também ostentou um rating de 1.14 em eventos de elite, sendo inclusive responsável por vencer 59 situações de clutch. Ainda que não tenha encontrado títulos, é claro que device é um dos jogadores mais constantes que a modalidade já viu.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 174
- Diferença entre K/D: +455
- ADR: 77.0
- Rating: 1.14
#10 – Jame
It’s Jame time! Apaixonado pelas estatísticas, Dzhami “Jame” Ali finalmente faz sua aparição na lista da HLTV, na 10ª posição logo de cara. A verdade é que o estilo de jogo do AWPer da Virtus.Pro realmente favorece suas estatísticas, mas falar que Jame é somente isso, seria mentira.
A Virtus.Pro foi um time a ser respeitado durante todo 2021, e o russo foi um dos principais motivos disso acontecer. É verdade que Jame guarda sua arma em muitos rounds, mas basta ver o número de clutches vencidos por ele que fica claro que o meme nem sempre é verdade. Jame é o segundo jogador que mais venceu clutches em 2021, com 93.
Além disso, o AWPer apresentou um rating de 1.14 em grandes partidas, sendo o sexto neste sentido. Por fim, bater de frente com a AWP do homem não é fácil, uma vez que Jame venceu 69,4% dos duelos de abertura dos rounds, sendo o segundo melhor da temporada nesta estatística.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 192
- Diferença entre K/D: +788
- ADR: 71.9
- Rating: 1.17
#9 – b1t
Se alguém se perguntava o que faltava à Natus Vincere e a Oleksandr “s1mple” Kostyliev para finalmente vencerem um Major, Valeriy “b1t” Vakhovskiy’s pode ser a resposta de muitos. Isso porque o jogador entrou na vaga de Egor “flamie” Vasilyev no meio do ano e apresentou tamanha consistência que já figurou no 9º lugar da lista da HLTV.
B1t pode ter se favorecido do fato de jogar ao lado do melhor que a modalidade já viu, mas ainda assim, ele não se acanhou e o seu rating em eventos de elite fala por si só – um assustador 1.21.
Se s1mple via em Denis “electronic” Sharipov alguém em quem confiar, com a chegada de b1t, a NAVI teve em suas mãos um trio completamente letal e que atropelou todos os times que apareceram pela sua frente nos campeonatos mais importantes.
19 anos, primeira temporada no tier 1 e 9º lugar na HLTV, b1t é um fenômeno a ser observado.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 172
- Diferença entre K/D: +373
- ADR: 72.5
- Rating: 1.10
#8 YEKINDAR
Parte do que fez a Virtus.Pro ser um time a ser batido durante 2021 foi a combinação perigosa entre a calmaria de Jame e a agressividade de Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis. Está aí um homem que não se importava em morrer primeiro em prol do time. O grande detalhe é que ele não morria tanto assim e abria um belo caminho para a VP no resto do round.
YEKINDAR tem um estilo de jogo que parece ter sido inspirado em Fernando “fer” Alvarenga e o destaque em 2021 é merecido. Com um entry de altíssima qualidade, o letão foi o segundo em mortes de abertura por round, com 0.18. Além disso, o impacto de YEKINDAR mostra como o estilo do jogo da VP dependia dele: 1.36.
Morrer muito e ter um estilo tão agressivo quanto o dele pode prejudicar o rating, mas a habilidade de YEKINDAR não deixou que isso acontecesse. Rating de 1.14 em eventos de elite e 1.11 em partidas importantes.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 193
- Diferença entre K/D: +157
- ADR: 84.6
- Rating: 1.15
#7 – electronic
Se uma equipe merece atenção por seus feitos em 2021 é a Natus Vincere, que copou todos os principais torneios do ano. E ao falar de electronic, seu maior feito seja, talvez, ter chamado atenção em uma equipe que possui s1mple.
Aliás, é para esse tipo de situação que a HLTV desenvolveu a noção de EVP – Exceptionally Valuable Player. Basicamente, uma estatística que indica quem se destacou depois do MVP e, ao jogar na equipe de s1mple, esse dado se torna extremamente útil.
Basicamente, após a aberração ucraniana, electronic foi o destaque da NAVI em todos os torneios importantes que disputou, e conquistou, durante 2021. Acha pouco? Bom, o rating de electronic em eventos de elite fala por si só – 1.21.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 198
- Diferença entre K/D: +381
- ADR: 80.1
- Rating: 1.14
#6 – HObbit
Abay “HObbit” Khasenov em 2021 pode ser comparado a um bom vinho: fica melhor com o tempo. Antes de partir para o óbvio que garantiu o sexto lugar da lista para HObbit, estatísticas, é importante ressaltar alguns outros fatores que devem ser admirados.
Os brasileiros lembram muito bem desse jogador, uma vez que ele fazia parte da Gambit que venceu a Immortals na final de Major em 2017. Pois é, HObbit tem um Major na carreira e ainda assim aceitou liderar uma equipe jovem, que em 2020 brigava nas trincheiras para chegar à elite.
Contudo, 2021 foi o resultado de muito trabalho e paciência por parte do elenco e de HObbit, que foi uma âncora de confiança para que a equipe chegasse onde chegou. Além de um forte rating geral de 1.18, o veterano apresentou números impressionantes, como ratings de 1.14 e 1.15 em partidas importantes e grandes campeonatos, respectivamente.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 249
- Diferença entre K/D: +618
- ADR: 82.3
- Rating: 1.18
#5 – Ax1le
Tudo bem que a Gambit não se apresentou em LAN como havia feito no online, uma vez que tinha sido a única equipe a conseguir parar a NAVI durante o período de quarentena. Ainda assim, é válido lembrar que com exceção de HObbit, 2021 foi o primeiro ano no tier 1 dos jogadores da equipe.
Com isso em mente, os feitos de Sergey “Ax1Le” Rykhtorov são ainda mais impressionantes. Primeiramente, é importante frisar que ainda que não tenha reprisado suas atuações do online, Ax1Le não tremeu em LAN e o seu rating 1.18 em eventos grandes mostra isso.
Outro detalhe que ajuda no comparativo é que, guardadas as devidas proporções, Ax1Le foi o electronic de Dmitriy “sh1ro” Sokolov. Isso porque o jogador levou as premiações de EVP em todos os torneios que o companheiro, fora da curva, venceu o MVP. Porém, Ax1Le ainda conseguiu ser o MVP da ESL Pro League 13 e do IEM Summer.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 255
- Diferença entre K/D: +650
- ADR: 81.1
- Rating: 1.17
#4 – sh1ro
Como dito acima, apenas um time conseguiu parar a Natus Vincere em finais disputadas em 2021: Gambit. E isso só aconteceu graças a um jogador de 20 anos, que não se assustou na hora de pegar a AWP e enfrentar um certo ucraniano. Sh1ro, de 20 anos, jogou como veterano em sua primeira temporada no tier 1.
O grande destaque da Gambit na temporada foi também o MVP na principal conquista do time, o IEM Katowice. Além disso, o rating de sh1ro durante 2021 foi de 1.24. Mas não pense que isso aconteceu somente em competições menos importantes. Não, o rating de sh1ro em grandes campeonatos é de 1.22.
A temporada do jovem russo é incontestável e para o seu segundo ano no profissional, tudo bem ficar atrás do top 3 de 2021, não acham?
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 245
- Diferença entre K/D: +1524
- ADR: 76.1
- Rating: 1.24
#3 – NiKo
O melhor dentre os humanos. Em 2021, NiKo teve ótima performance individual, com estatísticas de fazer inveja a (quase) qualquer player do mundo. A G2 amargou um ano difícil nos grandes eventos e não conseguiu levar nenhum título para casa, mas a verdade é que se eles chegaram até grandes finais, foi graças ao bósnio.
Fica o destaque para o maior evento do ano, o PGL Major Stockholm, onde a G2 ficou com o vice. Apesar da boa performance de NiKo em todo o torneio, ela não foi suficiente para bater a NAVI e s1mple na grande final.
E mesmo com ótimo desempenho individual, NiKo não levou nenhum prêmio de MVP da HLTV no ano de 2021, o que teria sido possível caso a G2 tivesse ganhado algum campeonato.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 196
- Diferença entre K/D: +655
- ADR: 86.7
- Rating: 1.21
#2 – ZywOo
Mathieu “ZywOo” Herbaut tem apenas 21 anos e aparece no ranking da HLTV pelo terceiro ano seguido. O detalhe? Essa é a primeira vez que o francês não aparece no topo da lista. Com 21 anos, só para lembrar.
Se coletivamente o ano não foi dos melhores para a Vitality, individualmente ZywOo brilhou, como sempre. O primeiro semestre do francês não foi bem aquele que era esperado dele e da Vitality. Entretanto, para muitos, na LAN é onde se diferencia os meninos de homens e por lá ZywOo surgiu.
E foi sob o comando do AWPer que a Vitality conseguiu fechar o ano sem passar em branco, conquistando o IEM Winter, em dezembro.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 171
- Diferença entre K/D: +1005
- ADR: 84.8
- Rating: 1.29
#1 – s1mple
Aberração. O ano do ucraniano é algo indescritível. Se em anos anteriores, s1mple já trazia performances fora da curva e jogadas de encher os olhos, em 2021 tudo isso se uniu com títulos.
Finalmente, ele deixou de ser meme, assim como a NAVI, e conquistou seu primeiro título de Major. Aliás, não foi só isso. A equipe conquistou todos os torneios que disputou em LAN e adivinhem só quem foi o MVP em todas as oportunidades? Sim, ele mesmo. Além de comandar em todos os presenciais disputados, s1mple levou a equipe à conquista do Intel Grand Slam atual, botando US$ 1 milhão a mais nos bolsos do elenco.
Depois da adição de b1t à line, não houve equipe que parasse o ímpeto do ucraniano. Se antes s1mple era colocado por alguns como o melhor que o esporte já viu, 2021 tornou o ucraniano quase que uma unanimidade.
Stats em 2021 (HLTV):
- Mapas jogados: 198
- Diferença entre K/D: +1487
- ADR: 88.2
- Rating: 1.35