CS:GO: Valve lança novas regras para competitivo e acaba com parcerias entre ligas e times

Um dia após soltar uma atualização no CS2, a Valve trouxe à tona mais novidades, agora voltadas para o competitivo. Trata-se do fim das ligas com equipes parceiras e uma nova forma para as organizadoras convidarem elencos para seus torneios, por meio de seus próprios rankings.
A Valve explicou que as mudanças se devem ao fato da empresa sentir que nos últimos anos, “o CS profissional se afastou do ideal”, que é ser um ambiente aberto e livre para os times.
“O ecossistema tornou-se gradualmente menos aberto, com acesso aos mais altos níveis cada vez mais limitado por relações comerciais. Achamos que o CS deve ser um esporte aberto”, destacou a Valve.
An update on the future of Counter-Strike esports: https://t.co/WYrYMf7zNZ
— CS2 (@CounterStrike) August 3, 2023
No entanto, as alterações entrarão em vigor apenas em 2025, para que todos possam se adequar às novas regras sem sofrer prejuízos.
Assim, em 2025, as organizadoras deverão utilizar o ranking da própria Valve para convidar os times para os torneios ou então realizar seletivas abertas. Além disso, elas devem tornar público qualquer compensação que equipes participantes possam receber.
+ CS2 terá sistema de rankings e temporadas competitivas
+ CS:GO: FURIA e MIBR caem na mesma chave do Gamers8
ESL e BLAST são duas conhecidas organizadoras de campeonatos que já se pronunciaram sobre as mudanças e que serão afetadas diretamente.
Desde o Acordo do Louvre, a ESL possui times parceiros em seus torneios e ligas, como a brasileira FURIA. Já a BLAST tem 12 equipes parceiras em seu circuito Premier, entre elas Heroic, Astralis e Team Vitality.
O líder do ecossistema competitivo da ESL, Ulrich Schulze, afirmou que a partir do ano estipulado pela Valve, irá mudar o modelo de compartilhamento de receita das competições, com todas as equipes participantes recebendo uma parte.
A BLAST, por sua vez, garantiu que a BLAST Premier permanecerá no cenário tier 1 mundial do CS mesmo com as mudanças.
We will shift our tournament revenue sharing model from selected teams to all teams participating starting in 2025. We will announce more details on this in the coming months.
— Ulrich Schulze (@theflyingdj) August 3, 2023
— BLAST Premier 💥 (@BLASTPremier) August 3, 2023