CS:GO: Virtus.pro é o 1º campeão de Major a não se classificar para edição seguinte
Se como Outsiders Dzhami “Jame” Ali fizeram a festa no Brasil com o título do IEM Rio Major 2022, voltando a atuar oficialmente pela Virtus.pro o russo será mero espectador do BLAST.tv Paris Major 2023. A equipe é a primeira campeão de um mundial a não se classificar para a edição seguinte.
A Virtus.pro se despediu do primeiro dos dois RMRs da Europa nesse sábado (8) após sofrer a terceira derrota no campeonato, para a MOUZ. O time até começou bem a seletiva, vencendo a SAW. Mas, na sequência, foi derrotada por B8 e Into the Breach, respectivamente.
+ RMR Americas: MIBR elimina 00 Nation da disputa por vaga no Major
+ RMR Americas: com direito a 16 a 0, Imperial bate Los e ganha sobrevida
+ RMR Americas: Fluxo, FURIA e paiN fecham 2º dia com 2-0
A não classificação aumenta a ausência da Virtus.pro em mundiais da modalidade. A organização, que já venceu um Major em 2014, não participa dos campeonatos chancelados pela Valve desde 2021. É a terceira edição seguida fora, sendo que no PGL Major Antwerp 2022 e no do Rio, o clube não pôde usar o nome original por banimento que recebeu de organizadores de campeonato por conta da guerra da Rússia entre Ucrânia. A liberação aconteceu em março desde ano.
Curiosamente, sem a tag da Virtus.pro, Jame foi vice-campeão do StarLadder Berlin Major 2019 e venceu o mundial que aconteceu no Brasil. Já pela organização, o jogador foi eliminado na rodada inicial do Legends Stage do PGL Major Stockholm 2021.
Quanto ao primeiro RMR europeu, NAVI e fnatic são as equipes que já conquistaram vaga para o Major de Paris. Outros três classificados serão conhecidos neste sábado (8): os vencedores de Falcons x GamerLegion, Into the Breach x B8 e FaZe x Bad News Eagles.