CS:GO: Virtus.pro é reintegrada em competições ESL e BLAST
Pouco mais de um ano desde o banimento de algumas organizações russas em eventos da ESL e da BLAST, a Virtus.pro anunciou nesta quarta-feira (22) que será reintegrada ao circuito de competições no CS:GO. A tag esteve ausente por conta dos conflitos envolvendo a Rússia e a Ucrânia, iniciado em fevereiro do ano passado.
“Saudamos a decisão da BLAST e da ESL de voltar a Virtus.pro aos seus torneios como resultado de suas análises aprofundadas, confirmando que o time atendeu aos requisitos de reintegração”, disse Nikolai Petrossian, CEO da organização.
— Virtus.pro (@virtuspro) March 22, 2023
A suspensão da Virtus.pro junto à BLAST se encerrou hoje, enquanto que as da ESL terão fim apenas no dia 28 de março, dois dias após o fim da ESL Pro League Season 17, na qual os jogadores da equipe russa estão jogando sob o nome de Outsiders.
Vale ressaltar que mesmo sem poder usar o nome da organização russa, os membros ainda mantêm contrato. Em 2022, o elenco conquistou o IEM Rio Major contra Heroic. Meses depois, a Virtus.pro publicou um vídeo recebendo o troféu e gerou polêmicas.
A ação gerou revolta e indignação por parte de vários torcedores, e até mesmo Michal “Carmac” Blicharz, vice-presidente da ESL, se pronunciou. Nas palavras do executivo, a Virtus.pro “não tem o direito de representar os resultados do Major como uma vitória deles”.
+ CS:GO: BLAST divulga confrontos iniciais do RMR das Américas
+ ESL Pro League 17: 00 Nation perde para NAVI e se despede
+ ESL Pro League 17: paiN bate Liquid e vai às oitavas
Com isso, esta se torna a segunda modalidade em que a Virtus.pro será reinserida dentro dos esports. No Rainbow Six Siege, a organização russa retornou ao cenário europeu, que agora é gerido pela BLAST. Além disso, seus cosméticos do R6Share voltaram à loja do jogo.