Durante a série contra a Complexity pela BLAST Premier Fall 2020, realizada nesta quinta-feira (29), a Team Vitality protagonizou algo inusitado, que talvez tenha sido feito pela primeira vez na história do CS:GO: uma substituição entre mapas em um jogo de alto nível profissional.
A mudança aconteceu após a Vitality iniciar o confronto melhor de três (MD3) vencendo por 1 a 0 seu oponente. Ao fim do embate na Nuke, o perfil oficial da Vitality anunciou a entrada do belga Nabil “Nivera” Benrlitom no lugar do francês Kévin “misutaaa” Rabier, para jogar na Dust2.
🚨 Substitution alert 🚨@Nivera__ will make his first steps in the CS:GO team by replacing @misutaaaCSGO on DUST 2!
✨Good luck to him #BLASTPremier pic.twitter.com/2Wzm3PRASB
— Team Vitality 🐝 (@TeamVitality) October 29, 2020
Durante a temporada 2020, a Astralis, tetracampeã de Major, começou a apostar em escalações com um sexto jogador, criando uma nova tendência no cenário. Com isso, outras equipes como a finlandesa ENCE, por boa parte de 2020, e a própria Vitality, mais recentemente, também optaram por esta nova estratégia.
Além delas, a Ninjas in Pyjamas e a FURIA também devem apostar em um sexto jogador. Para o técnico brasileiro Guerri, o sistema de seis jogadores é o “futuro do CS” (veja matéria aqui).
Já Jonas Gundersen, chefe de operações da NiP, comentou em setembro, após o AWPer nawwk ser afastado devido a problemas de saúde relacionados à exaustão, que a organização pretende adquirir um sexto homem.