O Rio de Janeiro está cada vez mais no radar das competições de esports. Isso porque a cidade será palco da etapa final da qualificatória WESG LATAM 2019/2020, que será realizada em fevereiro do próximo ano.
A Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca, receberá as disputas valendo vaga para a etapa mundial da WESG, a ser realizada em março, na China. O circuito qualificatório será composto por etapas online entre países de toda a América do Sul e acontecem em dezembro deste ano.
As fases iniciais serão em formato melhor de um. Já nas quartas de final, os jogos serão disputados em melhor de três. Ao todo, a etapa presencial terá uma premiação total de R$ 35 mil para as equipes.
A WESG LATAM também contará com uma qualificatória feminina, com premiação de R$ 22 mil. Na disputa, estarão países como Brasil, México e das regiões da América Latina Sul e Norte.
Rio de janeiro e os esports
Em 2019, cinco eventos de esports foram realizados no Rio de Janeiro. Em abril, aconteceu a DreamHack Open de CS:GO, que consagrou a AVANGAR como campeã. Em julho, aconteceu a Game XP, com as finais do TUES, do Campeonato Feminino de CS:GO, do Circuito Feminino de Rainbow Six, a primeira rodada do CBCS (Campeonato Brasileiro de Counter-Strike) e as finais do Brasileirão de Rainbow Six.
Em setembro, a cidade também foi palco da grande final do segundo split do CBLoL 2019, onde o Flamengo eSports se sagrou campeão ao bater a INTZ e neste mês de novembro, aconteceu as finais nacionais da Pro League de Free Fire, na Arena Carioca, do qual o Corinthians foi campeão e disputará o Mundial ao lado da LOUD no próximo sábado (16), também no mesmo local.