A Cloud9 listou seu jogador em teste, Zellsis, para o lugar de técnico no IEM Katowice Major 2019. A estranha mas esperada ação se dá porque Golden, IGL sueco da equipe, passa por graves problemas no coração e não atua desde a BLAST Pro Series: Copenhagen, em novembro de 2018.
O substituto Zellsis foi chamado enquanto Golden não puder atuar por conta de sua saúde, mas a decisão de colocá-lo como coach passa muito além do cenário médico. O atual técnico, Valens, de acordo com apuração da HLTV, está de malas prontas para sair da organização e tomar outros rumos. SEMPHIS, ex-jogador da própria C9, foi cotado para a futura possível vaga.
Ainda não é oficial, mas é bem improvável que Golden possa atuar no Major, o que força a organização a utilizar um substituto. Porém, as inscrições de jogadores/técnico para o evento se encerraram no dia 1 de janeiro e com a indefinição de quem seria o técnico no Major, o estado de saúde de Golden e a incerteza se ele poderia atuar no principal evento do semestre, que acontece em março, a Cloud9 não teve muita escolha.
A solução foi inscrever Golden como jogador, mas por via das dúvidas, também inscrever seu substituto Zellsis como coach no torneio. Desta forma, a equipe tem uma alternativa caso o IGL não consiga jogar. A única “perda” para a C9 seria jogar, de uma forma ou de outra, sem um técnico de ofício.
A equipe estreia no IEM Katowice Major 2019 no New Challengers Stage, que se inicia em 13 de fevereiro, com a seguinte line-up:
- Timothy “autimatic” Ta
- William “RUSH” Wierzba
- Fabien “kioShiMa” Fiey
- Robin “flusha” Rönnquist
- Maikil “Golden” Selim
- Jordan “Zellsis” Montemurro (coach)