Time dispensa brasileiro por usar termo racista no The International
Um dos três brasileiros participantes do The International 11, Rodrigo “LESLÃO” Santos protagonizou uma polêmica no mundial de Dota 2. Durante a partida da própria equipe, Soniqs, contra BOOM, o jogador utilizou um item do jogo que estava renomeado com o termo racista “run nigga”.
A partida em questão valia pelo tiebreaker do Grupo A para os playoffs. A equipe de LESLÃO acabou derrotada e eliminada do The International. Após o acontecimento, a Soniqs se pronunciou nas redes sociais, revelando que encerrou o contrato com o brasileiros, justificando que a organização possui “uma política de tolerância zero em relação a racismo ou discriminação de qualquer tipo”.
— Soniqs (@SoniqsEsports) October 19, 2022
+ The International 11 tem queda de 80% de audiência na DotaTV
+ LG/SK de 2016 jogará o showmatch do Major do Rio
+ Super Mario Bros: veja detalhes sobre o filme
Antes de ser dispensado, também pelo Twitter, o brasileiro explicou que o item em questão, Éfige Heróica, foi renomeado há bastante tempo. LESLÃO pediu desculpa e afirmou estar arrependido: “Eu o escrevi descuidadamente há muitos anos e depois esqueci, e estou profundamente arrependido por ter feito isso e por não ter verificado/removido antes”.
The message on my effigy was just brought into focus. It’s clearly inappropriate and hurtful, and I apologize for ever writing it. I had carelessly written it many years ago and then forgotten about it, and I’m deeply sorry for both doing so and not checking/removing it earlier.
— Rodrigo Lelis (@lelisdota) October 18, 2022
LESLÃO vinha defendendo Soniqs desde agosto deste ano, quando a organização assinou com o elenco que competia sob a tag Quincy Crew. Neste time, o brasileiro teve duas passagens. A primeira de junho de 2020 a outubro de 2021, com participação no The International 2021, e a segunda que começou em maio deste ano após passagem do atleta pela lendária Alliance.
Além de LESLÃO, João “4nalog” Giannini e Thiago “Thiolicor” Cordeiro foram outros dois brasileiros que disputaram a edição deste ano do The International. A dupla jogou pela Hokori, que chegou nos playoffs, mas foi eliminada na primeira rodada da Lower para beastcoast.