Arábia Saudita quer se tornar o centro do mundo nos esports
Nos últimos anos, o governo da Arábia Saudita vem se movimentando para se consolidar na indústria de games e esportes eletrônicos. São diversos os investimentos e iniciativas para se tornar a referência mundial na área. Neste artigo, o The Clutch conta como a Arábia Saudita quer se tornar o centro do mundo nos esports.
O motivo pelo qual Arábia Saudita quer ser centro dos esports
A Arábia Saudita é um país que tem a indústria de petróleo como o principal pilar da sua economia e, para mudar isso, a nação resolveu emplacar iniciativas para diversificar suas atividades econômicas. O plano por trás disso é o Saudi Vision 2030, que tem como uma das suas vertentes o investimento no setor de games e esports.
Além da diversificação econômica, estes investimentos também tem o potencial de “limpar” a imagem da Arábia Saudita perante a comunidade internacional, já que o país sofre com diversas acusações de violações de direitos humanos, como torturas, execuções de opositores, limitação do direito de mulheres do país e a determinação de pena de morte para pessoas homossexuais.
Os investimentos nos esports
As riquezas dos cofres sauditas já foram aplicadas em diversas iniciativas ao redor de todo o mundo. Confira algumas das principais a seguir.
Aquisição da ESL e FACEIT
No início de 2022, o ESL FACEIT Group, junção da maior empresa organizadora de campeonatos e eventos de esports do mundo com a famosa plataforma de matchmaking, foi comprado por US 1.5 bilhão pela empresa Savvy Games Group, que tem como principal investidor o Fundo de Investimentos Público do governo da Arábia Saudita.
Copa do Mundo e Olimpíadas dos Esports
O Esports World Cup, ou a Copa do Mundo dos Esports, teve sua primeira edição em 2024 e foi sediada em Riade, a capital da Arábia Saudita. A ambiciosa competição contou com participação de mais de mil jogadores, dezenas de equipes e mais de 20 modalidades. A premiação total do evento foi de US$ 60 milhões, a maior premiação da história dos esports.
O evento foi organizado pela Esports World Cup Foundation, empresa que também recebe capital do Fundo de Investimentos Público do governo da Arábia Saudita.
Com uma proposta similar, o país também vai sediar as Olimpíadas dos Esports, que acontecerão de dois em dois anos a partir de 2025. A partir de uma parceria com o COI (Comitê Olímpico Internacional), a Arábia Saudita receberá a competição pelos próximos 12 anos.
Todos esses torneios atraem apostadores do mundo todo. Se quiser encontrar uma plataforma segura com todas as licenças, então não perca esta casa de apostas: https://onabets.app/.
Investimento em equipes de esports
Também em 2024, o Esports World Cup Foundation, empresa que é financiada pelo governo da Arábia Saudita, anunciou um programa de apoio financeiro que visa beneficiar 30 organizações de esports de todo o mundo. Entre as equipes selecionadas, figuram grandes nomes como Natus Vincere, Team Liquid, T1 e duas organizações brasileiras — FURIA e LOUD.
O programa prevê um repasse de valores de seis dígitos, não especificados, para cada uma das equipes. Segundo o Esports World Cup Foundation, o programa tem como objetivo “promover uma estrutura sustentável para clubes de esports”.
Distrito no país focado em games e esports
Em 2023, o governo da Arábia Saudita anunciou a construção de um distrito focado em games e esports na cidade de Qiddiya, que fica a mais ou menos 40 minutos da capital Riade.
O lugar tem uma área de 500 mil m² e contará com quatro arenas dedicadas a eventos e campeonatos, que têm capacidade total para 73 mil espectadores. Além disso, foi prometido que uma dessas arenas terá o maior painel de LED já visto na indústria de esports eletrônicos.
O lugar também planeja ser sede regional para clubes de esports, e para isso, vão disponibilizar instalações e estrutura para que essas equipes possam treinar mesmo fora dos períodos de competição na região. Ademais, o distrito terá diversas lojas com foco em games, além de restaurantes, hotéis, espaços de entretenimento e até residências temáticas.