A ESL, maior organizadora de torneios de Counter-Strike: Global Offensive do mundo, se fundiu com a FACEIT, plataforma de matchmaking bastante popular na Europa, para formar a nova empresa ESL FACEIT Group. Esta, por sua vez, foi comprada pela pela Savvy Gaming Group, que tem como dono o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. O acordo, segundo o Sports Business Journal, foi de US$ 1,5 bilhão.
“A nova empresa criará a plataforma definitiva para jogos competitivos com uma proposta incomparável para jogadores, fãs, equipes, editores, desenvolvedores e parceiros, não importa onde estejam em sua jornada de jogos competitivos”, diz o comunicado da ESL enviado à imprensa.
Antes, a ESL pertencia ao Modern Times Group, uma companhia de mídia e entretenimento digital da Suécia. Vale ressaltar que além do CS:GO, a marca também é responsável por organizar diversos torneios de Dota 2 e Starcraft e é proprietária do maior festival de LAN do mundo, o DreamHack.
Embora o novo dono já tenha sido anunciado e o negócio esteja encaminhado, ele está sujeito a aprovação dos órgãos governamentais e deve ser concretizado apenas no 2º trimestre deste ano, de acordo com a própria ESL.
CEO da Savvy, Brian Ward disse que a empresa “se comprometeu a investir fortemente na indústria de jogos e esports e a fortalecer materialmente a comunidade global de jogos”. Apesar disso, a comunidade mostrou preocupação pelo fato do fundo saudita ser o dono, já que o país possui diversas restrições às mulheres e aos direitos humanos.
+ CS:GO: 00 Nation fecha equipe para 2022 com Righi como treinador
+ CS:GO: NAVI lança coleção de roupas celebrando o top 1 de s1mple
Essa, inclusive, não é a primeira vez que uma corporação envolvida com o governo saudita resolve investir forte nos esports. Em 2020, a NEOM anunciou parcerias com a liga europeia de League of Legends (LEC) e a BLAST. Contudo, ambos os acordos foram rompidos pouco tempo depois após pressão da comunidade internacional e até do staff de ambas as empresas (veja aqui).
Fundada nos anos 2000 com o nome de Eletronic Sports League, a ESL só recebeu esta abreviação em 2014, e desde então é responsável pela organização de grandes eventos de esports, como o IEM Katowice. Em 2015, a MTG adquiriu 74% da empresa por US$ 78 milhões.