“Nossa expectativa é que só conseguiremos sediar eventos físicos em 2021”, diz empresa dona da ESL


Jorgen Madsen, CEO da Modern Times Group, dona das marca ESL e DreamHack, disse que a expectativa é que a empresa volte a sediar eventos físicos de esports apenas em 2021. O comunicado foi emitido por meio do relatório financeiro do 2º trimestre de 2020 da MTG.
“A maioria dos eventos de esports irão permanecer predominantemente online para o resto do ano, e nossas expectativas é que só conseguiremos sediar eventos físicos ao vivo a partir de 2021”, disse Madsen. Assim, há uma grande chance do ESL One Rio 2020 ser novamente adiado.
A declaração vai ao encontro do que o jornalista OverDrive disse em 15 de julho. Segundo ele, “devido à situação da pandemia, especialmente no Brasil, há uma possibilidade do Major ser adiado para o ano que vem”. Com isso, OverDrive disse que haveria um quarto campeonato RMR (Regional Major Ranking).
Due to pandemia situation, especially in Brazil, there s a posibility that Major gonna be moved to next year. In this case there might be 4th RMR tournament. That means that even those teams who have 0 points atm have a chance to go to the Major. It s all not a fact, just rumours
— OverDrive (@ABOverDrive) July 15, 2020
Caso a informação seja concretizada, será a segunda vez que o Major de CS:GO do Rio de Janeiro é adiado. Isso porque a data inicial do torneio era maio de 2020, mas com todas as complicações devido à pandemia de Covid-19, ele foi remarcado para novembro.
Adiamento pode ser bom para brasileiros
O adiamento do Major pode ser muito bom para as equipes brasileiras na disputa por uma vaga. FURIA e MIBR, que estão concorrendo no ranking norte-americano, estão atualmente fora da zona de classificação, com a MIBR virtualmente já fora do Major. Porém, caso tenha mais dois torneios RMR, a chance de uma vaga para a equipe aumenta drasticamente.
A FURIA, por sua vez, está apenas 25 pontos atrás da Cloud9, atual quinto lugar do ranking, que garante a última vaga para a região. Ou seja, tecnicamente está empatada na disputa por um lugar na fase Contender. A MIBR, no entanto, está mais de 800 pontos atrás da C9, o que torna sua classificação praticamente impossível. Além das campanhas ruins no Road to Rio e no cs_summit 6, a equipe de FalleN também perdeu mais de 300 pontos por conta de mudanças no elenco.
Assim, com a Autumn Series e mais outro torneio, a MIBR teria novamente chances de brigar pelas últimas vagas. Já a FURIA, além de mais chances, pode também brigar por uma vaga nas fases mais avançadas do Major.
Confira abaixo como está o ranking norte-americano:
- Team Liquid – 3.650 pontos (Lenda)
- Evil Geniuses – 3.550 pontos (Lenda)
- Gen.G – 3.475 pontos (Lenda)
- 100 Thieves – 3.325 pontos (Desafiante)
- Cloud9 – 2.900 pontos (Repescagem global)
- FURIA – 2.875 pontos
- MIBR – 2.091,5 pontos