De acordo com o site Esports Earning, o carro-chefe da Epic Games, Fortnite, ultrapassou o Counter-Strike: Global Offensive, da Valve, na lista de jogos que mais premiaram na história dos esports.
Mesmo tendo sido lançado 5 anos depois e com quase dez vezes menos torneios promovidos do que o CS:GO, o battle royale de Fortnite alcançou a marca de 82.9 milhões de dólares em premiação total, ultrapassando o FPS (first person shooter) em quase U$ 200 mil. Grande parte dessa fatia se deve à Copa do Mundo de Fortnite, que coroou o americano Kyle “Bugha” Giersdorf como campeão no modo Solo. A competição teve uma premiação total de 30 milhões de dólares, na época, a maior já vista nos esportes eletrônicos.
No topo da lista, encontra-se o Dota 2, com mais de 200 milhões de dólares em premiação distribuída. Também da desenvolvedora Valve, o MOBA é conhecido por seu famoso torneio The International, que acontece anualmente. Nele, a premiação é determinada com a ajuda da comunidade. 25% da venda de cada passe de batalha da temporada é revertido em prêmio para o TI.
Em 2019, o The International superou a Copa do Mundo de Fortnite ao premiar U$ 34.330.068 aos seus competidores. A equipe OG, patrocinada pela Red Bull, foi a grande vencedora, repetindo o feito de 2018, e levou para casa mais de 15 milhões de dólares.
https://www.instagram.com/p/B1omrHRntV8/