O esporte eletrônico brasileiro evoluiu para se tornar um dos maiores do mundo em diversas modalidades. Com tantos jogos diferentes, diversas comunidades de equipes e jogadores cresceram por todo o país formando grupos completamente diferentes. Isso fez com que diversas panelas de esports se formassem e dessem origem a uma série de tretas.
Algumas confusões envolvendo personalidades do esporte eletrônico chamaram mais a atenção do que outras. Mas é preciso lembrar que cada uma mexeu com um grupo de torcedores diferentes, fazendo com que as repercussões acontecessem de formas diferentes. De qualquer maneira, o The Clutch trouxe uma lista com algumas dessas brigas.
Cerol e Luva de Pedreiro
Uma das mais recentes no esporte eletrônico, a polêmica entre Cerol e Luva de Pedreiro furou a bolha gamer em função do tamanho do criador de conteúdo que ganhou o mundo acertando belos chutes para o gol. A treta entre os dois teve início no momento em que um dos fundadores do Fluxo disse que o Luva era muito ruim no Free Fire.
A partir daí uma série de farpas foi distribuída entre os dois, com os dois entrando em uma aposta onde cada um casaria R$ 200 mil. Ao ser criticado pela atuação no Free Fire, Luva de Pedreiro exibiu uma série de mensagens enviadas por Cerol por meio das redes sociais.
Depois de um responder o outro, Luva de Pedreiro chamou Cerol para um desafio no futebol. O perdedor teria que pagar R$ 100 mil. Se garantindo com a bola no pé, o criador de conteúdo de Free Fire propôs aumentar esse valor e doá-lo para instituições de caridade, o que foi aceito por Luva.
No momento em que este artigo é escrito, o desafio entre os dois ainda não foi realizado.
BrTT e fnx
O Prêmio Esports Brasil é uma das principais premiações do esporte eletrônico no Brasil. Elegante e preparado para a cerimônia que celebra os expoentes do esporte eletrônico, fnx encontrou um espaço para debater intensamente com Felipe “brTT”, figura emblemática do cenário brasileiro de League of Legends.
Ainda é incerto o motivo do desentendimento e o que teria provocado a agitação entre os dois na celebração ocorrida há dois anos. Contudo, houve muitas especulações acerca do debate entre fnx e brTT, com algumas pessoas sugerindo a possibilidade de um confronto posterior de boxe entre ambos.
A confusão entre fnx e brTT também chegou ao fim da mesma forma como começou: do nada. Diversos criadores de conteúdo chegaram a propor um patrocínio para que a luta entre os dois fosse realizada, mas não passou disso. Brincadeira ou verdade, a confusão reuniu figuras do Counter-Strike e do League of Legends simplesmente do nada.
BrTT, por sua vez, fará sua estreia no boxe no Fight Music Show 3, marcado para acontecer em 26 de agosto, em São Paulo.
Coldzera e SHOOWTiME
“Não sabe o básico do CS”. A frase escrita por coldzera após a derrota da SK Gaming contra a Renegades, em 2017, foi o suficiente para dar início a uma das maiores tretas do Counter-Strike. O time brasileiro havia acabado de perder por 16 a 0 com SHOOWTiME fazendo o primeiro jogo como substituto de fer.
Não satisfeito em responder um, coldzera respondeu dois seguidores falando praticamente a mesma coisa. A publicação gerou um grande mal-estar na SK Gaming e com SHOOWTiME. No entanto, sem cair na pilha, o jogador apenas reiterou a falta que fer fazia no time.
“Sei que o fer faz muita falta para esse time e sei que logo ele estará de volta. No momento, vou suprir a ausência dele até o fim, pois sei que todos confiaram em mim e largar o barco andando não é atitude de homem”, disse SHOOWTiME depois das mensagens de coldzera.
A confusão resultou em coldzera desativando a conta no Twitter por algumas semanas e com um pedido de desculpas. Entretanto, SHOOWTiME revelou em entrevista recente que as falas de cold o “fode*** pelo resto da vida”.
MIBR x FURIA
O MIBR ainda contava com a presença de FalleN e companhia no elenco e a FURIA começava a aparecer cada vez mais no tier 1 do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) quando se enfrentaram pela BLAST Premier da América do Norte, em 2020.
O jogo estava apertado e o MIBR já vinha enfrentando problemas de freeze — quando a tela do jogador congela. Em uma tentativa de entrada B, a FURIA conseguiu eliminar FalleN e fer quando TACO foi desconectado da partida. Os Furiosos deram sequência na ação e venceram o round.
A partir daí, os jogadores do MIBR começaram a atacar os atletas da FURIA. Fer chegou a ir no Twitter e falou que eles eram “uns merd*s”. A troca de acusações dividiu a opinião da comunidade.
De um lado, FalleN e companhia mostravam um vídeo com a tela travada. Do outro, a FURIA mostrava que os jogadores do MIBR estavam se movimentando na hora em que foram abatidos e que eles não tinham como saber que os oponentes não estavam conseguindo ver o jogo. Independentemente do que houve, os Furiosos aceitaram reiniciar o round e jogá-lo novamente.
Treta encerrada? Não! Enquanto a situação entre os dois times se resolvia, FalleN publicou o vídeo mostrando a tela travada e parte da comunidade acreditou que a FURIA só havia aceitado retornar a rodada por causa de pressão da torcida. Jogadores como kNg, que estavam no MIBR na época, também entraram na briga.
“A partir do momento que ele toma essa atitude de ofender, ele vira um covarde. É um cara que era ídolo para todos. Muitos dos nossos jogadores estão no começo de suas carreiras, e o fer está nos anos finais da dele. Ele não está sabendo se portar e se posicionar como um cara multicampeão e com tanta influência como tem”, disse Guerri na época em resposta ao fer.
Atualmente, a briga é vista como águas passadas, com FalleN tendo inclusive se juntado à FURIA em julho de 2023.
Sentinels e zombs x Brasil
A confusão envolvendo a Sentinels e o jogador zombs contra a torcida brasileira teve início há alguns anos. A origem da confusão entre a atual organização de Sacy e pANcada aconteceu depois de um jogo contra a FURIA, em 2021, durante o VALORANT Champions.
A equipe brasileira vinha de uma longa sequência de vitórias em rodadas no mapa quando a Sentinels pediu um pause que durou 30 minutos, o que teria tirado o ímpeto do Brasil no confronto. Além disso, dois jogadores adversários foram autorizados a usar o banheiro durante a partida, o que foi alvo de revolta dos torcedores.
Dito isso, a Team Vikings havia acabado de perder uma partida contra a Gambit quando ShaZaM, até então jogador da Sentinels, usou as redes sociais para fazer uma piada provocando os brasileiros: “Eles (Team Vikings) deveriam ter chamado uma pausa técnica”, fazendo referência ao pause que eles deram no duelo contra a FURIA.
A polêmica ganhou proporções maiores quando personalidades conhecidas passaram a responder ShaZaM. Na época, Revolta, ex-jogador profissional de League of Legends, disse que o player da Sentinels estava “querendo p** e não estava sabendo pedir”. O norte-americano chegou a tentar minimizar a situação ao responder Revolta:
“Estou apenas minimizando uma situação infeliz. Você se recusa a aceitar o que realmente aconteceu e opta por ficar chateado. Esses jogos devem nos unir, nos divertir um pouco”, afirmou.
Por mais que tenha evitado entrar em desavença com o ex-jogador de LoL, ShaZaM acabou sendo respondido por Melão, caster brasileiro, dando ainda mais espaço para discussão.
O clima já não era amistoso quando zombs utilizou o Twitter para dizer que os brasileiros precisavam digitar menos e jogar mais, fazendo uma alusão ao desempenho do Brasil no cenário competitivo de VALORANT na época, que não era dos melhores.
Não satisfeito, o jogador norte-americano voltou a ofender os brasileiros posteriormente, dizendo: “Mal posso esperar para vencer a sua região de m**** de novo”.
Quase quatro meses depois da confusão envolvendo a Sentinels e os torcedores brasileiros, zombs voltou a alfinetar o cenário do Brasil. Em março de 2022, a Version1 eliminou a Sentinels do VCT Challengers da América do Norte e um dos jogadores da equipe usou as redes sociais dizendo que haviam feito isso para a comunidade brasileira.
Zombs respondeu à publicação de effys dizendo que a Version1 havia conseguido realizar um feito que o Brasil jamais conseguiria. Coincidentemente ou não, o Brasil se tornou campeão mundial da modalidade com a LOUD e viu dois dos melhores jogadores do time serem transferidos justamente para a Sentinels.