Segundo o jornal USNI News, a Marinha americana (U.S. Navy) desistiu das propagandas de TV para o ano de 2020. Figura carimbada nos intervalos do Super Bowl, a grande final do futebol americano, o serviço militar agora irá gastar todo o seu orçamento para propaganda online.
De acordo com as informações apuradas, a Marinha irá gastar aproximadamente 33 milhões de dólares, o que corresponde a 97% do seu orçamento de marketing, em campanhas online. O restante será usado em outdoors e em spots em estações de rádio.
A mudança ocorre pelo simples fato de que o público-alvo dos militares não está mais na TV. Segundo o Almirante Robert Burke, Chefe de Operações da Marinha, “estávamos pagando caro para propagandas no meio do Super Bowl, mas o nosso público-alvo não assiste aquilo”. As propagandas militares visam atingir o público de 17 a 28 anos.
Em 2017, a Marinha gastou mais de 20 milhões de dólares com publicidade na TV, criando grandes campanhas de recrutamento, principalmente durante a final do futebol americano. Entretanto, para 2020, o foco será outro.
Os esports serão um dos principais alvos dos militares. Além de se tornar uma grande patrocinadora de eventos eletrônicos, a Marinha também quer formar times com os militares ativos, assim como já ocorre com o Exército americano.
Outro canal que será usado para difundir o serviço militar será o YouTube. A Marinha irá reforçar sua presença na rede social, criando mais formas de se engajar com o público. Um exemplo disso é a série chamada “SAILOR VS”, lançada em agosto, onde militares encaram diversos criadores de conteúdo para uma série de desafios.
Causa da mudança
Para justificar essa grande mudança de diretriz na publicidade da Marinha, foram utilizados diversos estudos, inclusive em países além dos Estados Unidos, como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Uma dessas pesquisas aponta que 49% da Geração Z, pessoas nascidas entre 1995 e 2010, prefere se socializar online do que pessoalmente.
Por isso, para Sandra Muoio, Diretora de Mídia da WM Global – agência que cuida do marketing da Marinha –, os esports são uma maneira de se conectar com essa nova geração. Porém, ela ressalta que os gastos em publicidade na área serão “modestos”, até o serviço militar aprender onde haverá melhor retorno.
“Minha expectativa é que iremos criar muito conteúdo com muito engajamento e as pessoas irão obter muita informação sobre a Marinha”, complementa Muoio.