Jogadores chineses relataram que a versão global da Steam apareceu banida no país neste sábado (25), de acordo com informações trazidas pelo TalkEsports. Publicações feitas nas redes sociais revelaram que os usuários perderam acesso tanto à biblioteca de jogos quanto aos recursos da plataforma, como páginas da comunidade.
+ Gaules faz doação de R$ 115 mil para idosa enferma
+ Competitivo de Arena of Valor irá premiar US$ 10 milhões ao todo em 2022
Ainda não há um posicionamento oficial por parte da Valve sobre o assunto, nem confirmação sobre o banimento da plataforma global na China. Contudo, vale ressaltar que em fevereiro de 2021, a Steam lançou um cliente exclusivo para o país asiático, que apresenta uma série de restrições nos jogos que estão disponíveis para compra.
Isso acontece porque apenas títulos regulamentados por agências estatais podem ser comercializados na China. Além disso, games clássicos como PUBG, por exemplo, tiveram que se adaptar às legislações locais e possuem versões especiais no país.
Apesar do susto, o site e o cliente exclusivo para a China continuam disponíveis.
O banimento não afeta esports populares no país, como Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2, já que estes títulos também estão disponíveis na Steam local. Entretanto, outros jogos como Monster Hunter World, GTA Online e Destiny 2 foram duramente afetados, pois não estão disponíveis na plataforma chinesa e só podem ser jogados por meio do cliente global.