2023 vem sendo um grande ano para os fãs de videogames. Apesar do cancelamento da principal conferência de jogos, a E3, devido à recusa dos principais estúdios em participar do evento, isto não significa que a indústria esteja vendo uma desaceleração. O calendário de lançamentos está sendo intenso e contém jogos dos mais diferentes gêneros, indo de shooters competitivos a RPGs e jogos de estratégia.
Abaixo está uma lista de títulos que já conquistaram uma legião de jogadores e outros que prometem tirar o fôlego dos fãs de games.
Counter-Strike 2
Provavelmente o lançamento mais esperado do ano será o do Counter-Strike 2. A sequência da maior franquia competitiva da história, que inclui CS 1.6 e o CS:GO, é muito aguardada por todos, e promete elevar o gênero a outro patamar.
No Counter-Strike 2, os servidores serão atualizados para um modelo “sem tick”, o que fará com que os movimentos e os tiros fiquem extremamente precisos. Além disso, os mapas serão redesenhados para o motor Source 2, que traz uma melhor iluminação e texturas mais fiéis. Haverá também um redesenho na mecânica das granadas de fumaça e um som mais realista.
Com todas essas mudanças e a qualidade que a Valve sempre coloca em seus títulos, o sucesso do Counter-Strike 2 é praticamente garantido. Prova disso é que nos últimos meses, o CS:GO vem batendo o seu próprio recorde de jogadores online consecutivamente, muito pela expectativa e excitação em torno do novo título.
Resident Evil 4: Remake
Um dos principais lançamentos do início de 2023 foi o de Resident Evil 4. O clássico survival com elementos de terror da Capcom criou o esperado furor na comunidade gamer, já que o original é considerado por muitos como o melhor da franquia.
Prova disso é que nos dois primeiros dias, RE4: Remake vendeu mais de 3 milhões de cópias. A título de comparação, o antecipadíssimo God of War: Ragnarok vendeu cerca de 5 milhões de cópias em uma semana.
O remake de Resident Evil 4 recebeu ótimas críticas da imprensa especializada, com nota média no Metacritic de 93 para a versão de PlayStation 5. Os jogadores não foram tão benevolentes assim, e botaram o jogo com nota 8, criticando alguns aspectos do retrabalho.
Hi-Fi Rush
A grande surpresa de 2023 foi o jogo baseado em ritmo Hi-Fi Rush, da Tango Gameworks. Ele foi lançado em 25 de janeiro com ótima recepção e imediatamente caiu nas graças dos gamers. Os críticos deram nota de 89, segundo o Metacritic, enquanto os jogadores o classificaram acima de Resident Evil 4: Remake, com 8.8.
A fórmula para o sucesso do jogo é uma mistura incrível de games de música, com plataforma e ação, tudo perfeitamente conectado em um universo robótico. Além disso, o jogo traz lindos visuais cartoonescos, com uma mecânica muito bem construída.
Apesar da presença no Xbox Game Pass, Hi-Fi Rush ainda assim vendeu mais de 1 milhão de cópias, um grande sucesso para um projeto indie.
Hogwarts Legacy
O jogo do universo de Harry Potter da Avalanche Software chegou em 7 de fevereiro para PC e consoles new gen e conquistou logo de cara os corações dos jogadores e streamers.
A história de bruxaria criada por J.K. Rowling é um fenômeno global, mas até então a indústria dos jogos não tinha conseguido criar um título à altura. Algumas tentativas foram feitas durante décadas, mas o acerto só foi alcançado agora, em 2023.
Hogwarts Legacy é um RPG clássico, onde o jogador controla um personagem de criação própria e ao longo do caminho, aprende feitiços populares dos filmes e dos livros, completa várias missões, resolve as tarefas de Merlin e assim por diante. Ou seja, tudo o que um fã da série pode esperar de um jogo.
Os críticos deram ao jogo uma nota de 83 para a versão de PC, o que o classifica como um jogo bom, mas não a nível de outros memoráveis como Bloodborne ou God of War.
No seu primeiro mês após o lançamento, o jogo rendeu mais de 850 milhões de dólares, um resultado fantástico e comparável apenas às receitas da franquia Call of Duty.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Tears of the Kingdom é a sequência do aclamado The Legend of Zelda: Breathe of the Wild, de 2017. O antecessor ocupou um lugar especial no panteão dos jogos da Nintendo, recebendo 97 pontos dos críticos e uma marca Must Play da Metacritic. Desta vez, a história não foi diferente.
O novo jogo de Link e Zelda está com nota 96 da imprensa especializada e já é considerado um dos melhores de todos os tempos. isso porque Tears of the Kingdom pega todos os pontos fortes do título original e acrescenta novas mecânicas — como voltar no tempo e a possibilidade de fundir armas — e um imenso mapa com diversas novas aventuras.
Porém, nem tudo são flores, e os jogadores reclamaram do combate do jogo, que não foi muito aprimorado e ainda deixa a desejar, e das quedas de FPS em certos ambientes.
Diablo IV
As portas do inferno abrirão em 6 de junho, e o evento será memorável para os fãs de RPG. O quarto episódio do icônico Diablo, da Blizzard, promete trazer de volta a reputação da franquia e captar a atenção dos jogadores por muito tempo.
Vale lembrar que em março, muitos aprovaram o beta disponível, por conta de diversos fatores. O principal é que o game traz de volta a atmosfera densa e sombria que foi tão marcante nos dois primeiros jogos.
Em segundo lugar, Diablo IV será um jogo de mundo aberto, uma grande inovação que acontece pela primeira vez na história da franquia, dando aos jogadores mais liberdade e trazendo mais dinamismo às gameplays.
Por fim, vale ressaltar que a adição de duas novas classes, Necromancer e Druida, fará com que os fãs de longa data tenham um novo desafio à sua frente.
Assim, Diablo IV promete ser uma grande entrada na franquia e talvez até um divisor de águas no gênero RPG hack-and-slash cooperativo.