Por que empresas como Carrefour tendem a investir em games

Fortnite
Foto: Reprodução/Pixabay

O grande público dos jogos eletrônicos tem atraído a atenção das empresas. Segundo a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), no ano passado, 70% dos brasileiros usavam alguma plataforma para jogar. Isso inclui os soft games, que são aqueles jogos mais simples, e os mais estratégicos, como CS:GO e League of Legends.

Em novembro de 2020, a rede francesa Carrefour anunciou um mapa interativo em Fortnite, da Epic Games. O intuito é chamar a atenção dos clientes para consumir de forma responsável. Essa, inclusive, não é a primeira estratégia da companhia, nem será a única.

anúncio betboomanúncio betboom
Fortnite recebe mapa do Carrefour
Foto: Divulgação/Carrefour

O que é e para que serve o mapa gamer do Carrefour?

O mapa gamer do Carrefour faz parte do modo criativo de Fortnite e tem como objetivo promover a alimentação saudável e praticar o consumo sustentável. No jogo, os personagens podem se curar com alimentos saudáveis, incluindo frutas, vegetais e legumes.

O cenário apresenta ainda outras partes da cadeia logística, além da loja. Os jogadores têm acesso a pontos de carregamento de veículos elétricos, caminhões de transporte, zona de pescaria e muito mais. Em todos os locais, as ideias de saúde e sustentabilidade estão presentes.

Não é de hoje que o Carrefour está de olho e investindo no comportamento digital dos clientes. Já faz alguns anos que a companhia possui site e realiza as vendas pela internet. Além do mais, para ajudar na comunicação, a rede divulga os panfletos promocionais também em formato virtual. O mesmo vale para outras empresas que fazem parte do grupo, como é o caso, por exemplo, do Folheto Atacadão.

Dessa forma, mesmo quem não está tão acostumado a fazer as compras online, pode fazer uma consulta de preços antes de sair de casa. Nesse tipo de informativo, é possível verificar valores de vários produtos, incluindo alimentação, itens de higiene e limpeza, além de informações sobre a própria loja.

O Carrefour também tem investido na educação tecnológica, pois é ela quem garantirá os sistemas digitais do presente e do futuro. Um dos programas apoiados pela companhia é o Transforma Tec.

O que há de atrativo no universo gamer para as empresas?

Os jogos podem ajudar a chamar a atenção para diversos assuntos importantes. Além da sustentabilidade, é possível tratar de finanças, saúde e até direitos humanos, de uma forma lúdica e mais leve.

Sem contar que, em uma época que a maior parte das pessoas vive com o celular nas mãos, é preciso de algo dinâmico para despertar interesse. Apresentar apenas um texto com motivos e como escolher os alimentos, por exemplo, pode não ser suficiente, ainda mais para o público mais jovem. 

Os jogos podem também servir para engajar e recrutar candidatos. Por meio de competições que testam conhecimentos e soft skills, as empresas podem selecionar os profissionais desejados, além de tornar o processo menos pesado e cansativo.

A Ambev é uma das companhias que investem nesse formato. Para entrar como estagiário ou trainee na Ambev, os interessados passam por fases interativas e até de realidade virtual. Ao contrário de outras empresas que requerem várias informações, a cervejaria exige um cadastro simples. Caso a pessoa se destaque no jogo, e passe para outras etapas, então, poderá ser pedidos mais dados, como os que costumam estar no currículo.

Enquanto as empresas se acostumam ao universo gamer, quem já tem o hábito de jogar já está se destacando à nova realidade. Ainda bem, até porque, ao que tudo indica – inclusive com o Metaverso – a tendência é que o futuro seja mais digital e interativo.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

melhores cassinos online melhores cassinos online