Resumo
- O teto passará a valer em 2024 e será aplicado de forma coletiva, ou seja, não é individual, mas válido para o time todo;
- Haverá exceções para jogadores com resultados competitivos excepcionais ou que tiverem passagens longevas em equipes da liga.
Na última terça-feira (18), a LCK (liga coreana de LoL) anunciou que irá implementar teto de salários para os jogadores da competição. A medida passará a valer a partir de 2024 e visa permitir um crescimento sustentável dos times, jogadores e da liga. A decisão foi tomada a partir de um acordo entre a LCK, Riot Games e os times que compõem o campeonato.
+ 5 dicas essenciais para quem quer fazer apostas no CBLOL
+ Resposta LoLdle: veja as soluções do dia (julho 2023)
Como vai funcionar
Com a mudança, os times da LCK passam a ter que respeitar um limite máximo de salários anuais pagos aos jogadores. O valor de gastos será calculado baseado no salário total dos cinco jogadores principais de cada time, portanto não haverá limite de remuneração individual para os jogadores, mas sim coletiva. O cálculo não inclui jogadores reservas e a quantia limite estabelecida será recalculada a cada dois anos.
Os times que excederem o teto de gastos com salários terão que pagar uma “taxa de luxo”, que será distribuída igualmente para os demais times da liga que estiverem cumprindo devidamente o limite de orçamento.
Também foi definido um piso mínimo de gastos com salário, no qual 70% das receitas dos times deverá ser direcionada para a remuneração dos jogadores. Inclusive, para que os times possam usufruir da taxa de luxo, eles também deverão cumprir o piso mínimo de gastos.
Exceções
A nova regra abre exceções para jogadores que obtiveram resultados excepcionais em suas carreiras ou que jogam por um mesmo time há muito tempo. Segundo a LCK, essas medidas garantem que os times possam manter as estrelas de seus elencos.
Para os jogadores que venceram cinco ou mais edições de LCK ou três ou mais campeonatos internacionais, apenas 50% do salário será contabilizado no cálculo de gastos com remuneração. Já para os jogadores que estão há três anos ou mais em uma equipe, o desconto será de 30%.