Segundo a Riot Games, organizadora dos campeonatos norte-americano e europeu, a 2ª temporada do ano vai começar em junho, devido ao cancelamento do MSI deste ano por conta da Covid-19. Na LEC, o campeonato de League of Legends volta no dia 12 de junho. Já na LCS, no dia 13.
Algumas mudanças em ambos os campeonatos também devem acontecer, além dos cuidados com a pandemia do coronavírus, que ainda não possui vacina e nenhum medicamento 100% aprovado para o tratamento dos pacientes.
Summer Split da LEC
Na LEC, o calendário da primeira semana já está planejado, e os jogos acontecerão em 3 dias da semana: sexta, sábado e domingo. A primeira e a oitava semana serão consideradas “super-semanas”, com 3 dias de jogos. O comum é que os jogos aconteçam apenas na sexta e sábado, mas para apressar o campeonato, a Riot decidiu criar as duas super-semanas.
No entanto, os pro-players europeus também terão algumas folgas. Depois da semana 4, os jogadores terão uma semana de descanso, e mais uma após a semana 8, para se prepararem melhor para os playoffs, que devem acontecer nos dias 5 e 6 de setembro de 2020.
Para evitar o conflito da LEC com outros campeonatos, o European Masters e o EU Masters Finals foram realocados para os dias 19 e 20 de setembro.
Veja abaixo o calendário da primeira semana da LEC. No Spring Split, a G2 levou o título contra a Fnatic, e empatou com a principal rival em títulos: 7 ao todo.
Summer Split da LCS
Já nos Estados Unidos, o campeonato de League of Legends começará no dia 13 de junho. Mesmo com o cancelamento do MSI, campeonato mundial do meio do ano, a LCS começará duas semanas depois do que de costume.
Além do freio no calendário do ano, a LCS começará mais cedo nos sábados e domingos, às 3 horas da tarde, de acordo com o fuso horário norte-americano. No Brasil, os jogos vão começar às 17h. Antes o programa da LCS começava às 18h do horário de Brasília, praticamente após o fim da LEC.
A atual campeã, Cloud 9, já teria sua vaga garantida para o MSI, mas com o cancelamento, é possível que a vaga automaticamente seja para o mundial no final do ano.
The 2020 #LCS Summer Split begins on June 13!
Learn more at: https://t.co/kiRfD52T1x pic.twitter.com/f45qCY2csq
— LCS (@LCSOfficial) April 27, 2020
Detalhes ainda a serem definidos
Ainda não se sabe também como serão escolhidas as vagas para o mundial em outubro, que não foi cancelado e deve acontecer na China. Entretanto, sem o MSI, a Riot deve mudar os parâmetros de passagem nos próximos meses.
Tanto a LCS quanto a LEC não terão audiência física e os jogos não acontecerão nos estúdios, ações de prevenção da pandemia presente. A Riot determinará que os jogos voltem à normalidade caso seja seguro, mas até então, os jogos continuarão a acontecer remotamente na Europa e nos EUA.