O Super Servidor Brasileiro de League of Legends foi lançado no fim de 2020 no YouTube e mesmo tão precoce, já está sacudindo a comunidade que ama a SoloQ. O objetivo do projeto é aproximar os jogadores amadores dos mono champs e pro-players, para diminuir a diferença brutal de habilidades na SoloQ.
Mas, afinal o que é esse servidor, conhecido também por Inhouse BR, e como é possível revolucionar a SoloQ brasileira? Há tempos a comunidade de LoL reclama dos bugs, problemas e baixo nível do servidor e isso prejudica a ranqueada como um todo.
Vamos contextualizar primeiro esses problemas para então você entender a importância da ideia concebida por Pedro Fracassi e Pit Alves, com auxílio do Jockster, ex INTZ e streamer de LoL.
Problemas na fila da SoloQ
Entra temporada e sai temporada, as ranqueadas mudam constantemente em League of Legends e certamente é a época mais complicada para os jogadores se habituarem. Com o reset da pré-temporada, o algoritmo do jogo tende a criar filas desiguais, fazendo com que jogadores de níveis completamente diferentes tenham que jogar juntos.
A Riot Games já melhorou bastante o client do jogo nesse sentido, tentando balancear os times das ranqueadas e manter os jogos atrativos e menos frustrantes. Mas, como Djoko explica em seu vídeo sobre o grande servidor BR, ainda há discrepâncias.
“Em fim de ano a fila ranqueada não tem um pareamento interessante. Vou dizer que a fila ranqueada hoje tem o melhor pareamento de todos os tempos, mas ainda assim é muito discrepante o elo entre as pessoas”, explica.
Além de elos diferentes com habilidades nada niveladas terem que jogar entre ou contra si mesmos, há os famosos casos de pessoas que entram e não tão afim de ganhar, os trolls e outras figuras que tiltam rápido demais e desistem da partida.
Por isso a ideia do Super Servidor Brasileiro de League of Legends chegou com mais força, ainda que tenha se tentando criar algo desse tipo antes.

O que é o Super Servidor Brasileiro de LoL
Se inspirando em servidores europeus e norte-americanos, Pedro Fracassi e Pit Alves fizeram o servidor brasilerio no Discord. Atualmente há 2 servidores: um para jogadores que chegaram em Grão-mestre, pro players principais e na academy.
E aqui é importante dizer que jogadores que estão em Grão-mestre não são pro-players, na verdade podem ter uma habilidade bastante desnivelada em relação aos pro-players.
A maioria é boa no micro-game, mas no macro pecam e podem não entender, por exemplo, termos muito usados no competitivo, como “Low push”, “Harras”, “Matchup” etc. E são detalhes que acabam prejudicando a competitividade da SoloQ para os profissionais, que precisam treinar nesse ambiente.
Quando há um servidor com jogadores desse elo buscando melhorar e aprender e ter jogos saudáveis e competitivos, a coisa muda de figura para os pro-players, tornando todo o cenário melhor tecnicamente.
O segundo servidor
Mas há também um outro servidor para quem tem elos menores e querem crescer e chegar no grão-mestre e desafiante. Para entrar é preciso estar no Tier 3 da ranqueada, ou seja: Platina+, Diamante 2+ e Mestre+.
O Djoko mostrou em vídeo como esses Discords funcionam. Basicamente, quem se interessa por jogar com jogadores que estão afim de ganhar e crescer no meio, encontra nesse servidor uma forma de aprender mais sobre Summoner ‘s Rift.
Bem como estratégias de jogo, builds, itens, runas, além de treinar mesmo os cliques.
Basicamente o SSBLOL serve como uma SoloQ fechada para pessoas crescerem no cenário, o que ajuda a nivelar para cima a ranqueada brasileira.
Para jogar, basta reunir 10 players em um dos canais do Discord que está no seu elo e ser feliz. É uma forma de construir um cenário mais competitivo e saudável, sem gente ficando nervosa, sem xingamentos e ações trolls.
Para entrar em qualquer um dos servidores é preciso conversar com o Pit ou o Pedro e receberem um convite. Na descrição do vídeo do Djoko há também um convite para os interessados. O projeto ainda é muito recente, mas tem bastante potencial.