A Riot Games formalizou uma reestruturação no ecossistema de esports do League of Legends (LoL) para 2025, incluindo mudanças na liga brasileira, o CBLOL. O campeonato, que até então era independente, agora carregará a alcunha de Conferência Sul, como parte da unificação das ligas situadas nas Américas — CBLOL, LLA (América Latina) e LCS (América do Norte).
Com isso, o torneio brasileiro passará por grandes mudanças na temporada 2025, principalmente no que diz respeito ao número de participantes. A seguir, confira o que se sabe a respeito das novidades anunciadas pela Riot Games.
Mudanças no CBLOL em 2025
Menos times na disputa
Com dez times participantes atualmente, a liga voltará a ter apenas oito, como era antes do início das franquias em 2021. Entretanto, apenas seis dos times que fazem parte do CBLOL serão convidados, pela própria Riot Games, a participar da Conferência Sul. Eles se juntarão a uma equipe da LLA e a uma outra convidada.
Promoção e rebaixamento
Antes extinto, o sistema de promoção e rebaixamento estará de volta ao competitivo, abrindo a possibilidade de times do Tier 2 ascenderem à liga principal. Dessa forma, haverá um torneio entre os times da divisão inferior e a equipe convidada da conferência para saber quem fica com a última vaga na Conferência Sul.
Imports e organizações locais
Com a unificação das Américas, jogadores das regiões latino e norte-americana não terão limitações para jogar nas Conferências Sul e Norte. A restrição, no entanto, ainda se aplica para atletas vindo de outras ligas, como LCK, LPL, LEC e APAC.
Além disso, organizações de uma região não poderão participar de outra. Desse modo, uma instituição brasileira não terá como disputar o Tier 2 para participar da Conferência Norte, por exemplo.